Enem: confira quais são os erros que podem prejudicar a nota da redação

As provas do Enem acontecem nos dias 13 e 20 deste mês

Por redação Portal A8SE e R7 02/11/2022 16h02
Enem: confira quais são os erros que podem prejudicar a nota da redação
Maria Odília

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecem este mês, nos dias 13 e 20. Um dos momentos mais temidos é a hora de fazer a redação, por isso, confira quais são os erros que podem zerar a redação, além de dicas para escrever.

Não desvie do tema proposto: os professores alertam que o estudante fique atento e desenvolva a redação baseando-se no tema proposto pela banca, afinal, fugir pode zerar o resultado.

O texto precisa ser desenvolvido no formato dissertativo-argumentativo: a redação tem de apresentar uma proposta para solucionar a problemática do tema. Assim, é preciso que a redação tenha a estrutura: uma tese, argumentos e intervenção. Se o estudante apresentar outro tipo de texto, terá nota zero.

Cuidado com o plágio: o texto deve ser original e o estudante precisa evitar todas as formas de plágio, como o próprio pastiche. Textos de apoio servem como um norte para a produção da redação, jamais copiar o que está ali.

Evite estrangeirismos, abreviações e termos utilizados na internet: o estudante deve evitar palavras em outros idiomas, bem como abreviações e termos conhecidos apenas na internet. Não leva a zero na redação, mas pode prejudicar a nota final.

Cuidado com a extensão do texto: um dos requisitos exigidos é que a redação tenha entre sete e 30 linhas. Professores aconselham que para ter uma boa nota é preciso escrever mais de 20 linhas. Folhas em branco ou com menos de sete linhas zeram a redação.

Desenvolver o texto fora do local indicado: as redações que não estiverem na folha destinada a ela serão desconsideradas na hora da correção das provas, pois são avaliadas como "em branco".

Linguagem informal: neste caso, quando as redações apresentarem impropérios, elas serão desconsideradas na correção.

Assinar ou rubricar no espaço de redação: a folha de redação é totalmente destinada ao desenvolvimento do texto, não sendo permitido qualquer tipo de assinatura ou rubricas. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não permite rabiscos que não sejam o texto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp