Comércio varejista cresce 0,6% em fevereiro, diz IBGE
Alta veio depois da queda de 0,2% na passagem de dezembro para janeiro
O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,6% na passagem de janeiro para fevereiro. Segundo dados divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta veio depois da queda de 0,2% na passagem de dezembro para janeiro.
O varejo também apresentou alta no acumulado de 12 meses (0,4%), mas teve quedas de 2% na média móvel trimestral, de 3,8% na comparação com fevereiro do ano passado e de 2,1% no acumulado do ano.
Na passagem de janeiro para fevereiro, o volume de vendas cresceu em quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE: livros, jornais, revistas e papelaria (15,4%), móveis e eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (7,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).
Por outro lado, houve quedas nos setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,2%).
O varejo ampliado, que também mede o comportamento dos setores de materiais de construção e de veículos e peças, cresceu 4,1% em fevereiro na comparação com janeiro. Os veículos, motos, peças e partes avançaram 8,8%, enquanto os materiais tiveram alta de 2% no período.
Nos demais tipos de comparação, no entanto, o varejo ampliado teve quedas: média móvel trimestral (-0,5%), comparação com fevereiro de 2020 (-1,9%), acumulado do ano (-2,5%) e acumulado de 12 meses (-2,3%).
A receita nominal do varejo cresceu 1,5% na comparação com janeiro deste ano, 6% na comparação com fevereiro do ano passado, 7,4% no acumulado do ano e 6,1% no acumulado de 12 meses. Já a receita do varejo ampliado subiu 4,4% em relação a janeiro, 8,6% na comparação com fevereiro de 2020, 7,7% no acumulado do ano e 3,5% no acumulado de 12 meses.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Decoração natalina em táxi lotação da Barra dos Coqueiros chama a atenção por onde passa
Direto de Brasília 16/12/2025 - Pec da segurança e projeto antifacção criminosa
A homenageada pelo Diploma do Mérito Educacional é a professora e ex-deputada estadual Ana Lúcia
Senador Rogério Carvalho garante que PT terá palanque para fazer campanha em 2026
MPF reúne representantes de ongs e pessoas que lutam pela causa animal
Mais acessadas
Sergipe divulga lista de habilitados e inabilitados do edital de seleção de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana
Caixa paga parcela de dezembro para beneficiários com NIS final 5; saiba mais
Cine de Rua Infantil de Sergipe chega à 3° edição e desembarca pela primeira vez em Laranjeiras
Memorial de Sergipe sedia exposição “Nanquim”, dos artistas Jorge Luiz Barros e Fábio Sampaio
Saulo Fernandes traz o clima do verão para Aracaju com a festa “Saulo, Som, Sol”
Mais notícias
-
8 horas, 8 minutos Operação nacional causa prejuízo milionário ao crime organizado e prende mais de 600 pessoas
-
9 horas, 45 minutos Caixa paga parcela de dezembro para beneficiários com NIS final 5; saiba mais
-
1 dia, 9 horas Prazo para pagamento da segunda parcela do 13º salário termina nesta sexta (19)