Ansiedade em efeito dominó: entenda acontecimento em escola brasileira e saiba como evitar
Profissionais alertam os pais a observar os sinais que antecedem a crise de ansiedade
26 alunos da Escola de Referência em Ensino Médio, no Recife, tiveram uma crise de ansiedade em efeito dominó e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O caso ocorreu na última sexta-feira (8). Especialistas ouvidos pelo R7 explicam que, antes da crise, adolescentes já apresentam sinais de que algo não vai bem.
Os estudantes apresentaram os mesmos sintomas: crise de choro, tremores e falta de ar. De acordo com o Samu, foi uma crise de ansiedade coletiva. "Uma aluna passou mal e houve uma reação em cadeia, os demais estudantes tiveram os mesmos sintomas, mas é preciso dizer que não existe uma reação como essa sem que haja um quadro de estresse ou ansiedade prévio", informou a neuropsicanalista Priscila Gasparini Fernandes.
A ansiedade é caracterizada por um medo subjetivo e preocupação constante. "A ansiedade pode ser explicada como um medo de que algo ruim aconteça. É uma antecipação de um risco potencial e faz com que o corpo tenha reações que o preparam para agir frente à possibilidade de uma ameaça", explica Alcione Marques, mestre em ciências pela Unifesp, pedagoga e psicopedagoga e diretora da Neuroconecte, que atua com educação emocional de educadores e saúde mental na escola.
Efeito dominó
De acordo com os relatos, uma estudante se sentiu mal e o desconforto atingiu os colegas, como uma onda. "Não sabemos ao certo, mas pode ter havido um contágio emocional entre esses jovens — as emoções têm esse efeito: pessoas em um grupo que estão alegres e rindo tendem a levar as outras a rir também e ter seu estado emocional influenciado. O mesmo vale para a tristeza, para o medo e, neste caso, para a ansiedade", destaca Alcione.
A adolescência é uma fase marcada pelas mudanças hormonais, pelos primeiros relacionamentos e definição profissional, como observa a psicopedagoga Patricia Marques. "Além disso, os mais jovens têm de lidar com a cobrança de provas e vestibular, a pressão do grupo e, em alguns casos, com o bullying, que são fatores de estresse", aponta. Vale destacar que os alunos estavam em semana de provas.
Pandemia x Saúde Mental
O isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou diretamente a educação, tanto pelos problemas de aprendizado como também pela saúde mental. Alcione acredita que os adolescentes "perderam habilidades sociais e emocionais, o que pode fazer com que tenham maior dificuldade para manejar suas emoções, se relacionar e para lidar com questões sociais que antes poderiam parecer menos desafiadoras".
Como identificar a ansiedade na escola e como lidar
É importante que família e escola observem possíveis mudanças de comportamento dos adolescentes, por exemplo: comia muito e passou a comer pouco, se o sono está normal, se o adolescente está falando muito rápido ou se as pernas estão inquietas, se há dificuldade de concentração.
"A escola deve avaliar se existe algum fator de estresse a mais no ambiente escolar como um professor ou um grupo que estejam colocando pressão. O trabalho socioemocional envolvendo família e escola é fundamental para que os adolescentes possam falar o que estão sentindo, uma atividade em grupo que dê voz a eles", diz Patrícia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas neste final de ano
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
6 horas, 28 minutos Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
-
6 horas, 59 minutos MEC divulga cronograma do Sisu 2026; confira as datas e nova regra
-
8 horas, 37 minutos Universidades federais sofrem corte de R$ 488 milhões e alertam para risco à permanência estudantil