Aécio descarta ser vice de Serra e defende ampla aliança em 2010

30/09/2015 19h08
Aécio descarta ser vice de Serra e defende ampla aliança em 2010
A8SE

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), descartou nesta quinta-feira a possibilidade de ser vice de seu colega de São Paulo, José Serra (PSDB), na disputa pela Presidência da República em 2010. Aécio disse que seu apoio a Serra independe da posição que terá na chapa.

"Nem sequer cogito essa possibilidade [de ser vice do Serra], até porque acho que ela não é necessária. O meu apoio ao governador Serra, se vier ele a ser o candidato do partido, independe de qualquer posição na chapa", afirmou.

Aécio admitiu que o PSDB deverá buscar outros partidos além do DEM e do PPS para formar uma ampla aliança em 2010. Segundo ele, seria uma presunção do PSDB formar uma chapa sozinho.

"Num quadro partidário tão plural como o brasileiro, onde devemos buscar novas alianças, novos parceiros para disputar as eleições e para governar, seria uma certa presunção do PSDB achar que, solitariamente, possa compor uma chapa. Acho que nós devemos abrir esse espaço para companheiros de outros partidos até para dar maior solidez e amplitude à nossa proposta", afirmou.

Aécio e Serra disputam a indicação do partido para concorrer à sucessão presidencial. Se não entrarem em acordo, o PSDB deverá realizar prévias para definir o candidato. A data ainda não foi marcada.

Questionado sobre a possibilidade de perder as prévias, Aécio disse que acatará a decisão da maioria. "Isso é uma questão ética", afirmou o mineiro. "Não há possibilidade de eu estar em outra trincheira que não seja junto ao meu partido", disse.

Aécio disse que o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter confirmado a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como pré-candidata pelo PT não altera o calendário do PSDB para definir seu candidato.

"Eu acho que a presença da ministra Dilma na campanha eleitoral é garantia de uma campanha de alto nível. E o presidente tem toda legitimidade e direito na democracia de apresentar, de apoiar e de pedir voto para o seu candidato", afirmou.

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: