Obama visita navio de guerra onde o corpo de Bin Laden foi lançado

30/09/2015 20h48
Obama visita navio de guerra onde o corpo de Bin Laden foi lançado
A8SE

A bordo do porta-aviões Carl Vinson, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de onde o corpo de Osama bin Laden foi jogado ao mar, assistiu a uma partida de basquete. Obama esteve nesta sexta-feira (11) em San Diego para assistir a um jogo universitário excepcionalmente organizado a bordo do porta-aviões.

O jogo entre as equipes dos estados do Michigan e Carolina do Norte, que contou com cerca de 7.000 espectadores, fez parte das homenagens aos militares pelo Dia dos Veteranos de Guerra, celebrado hoje nos EUA.

O palco da partida estava carregado de simbolismo. O Carl Vinson, embarcação usada nos primeiros ataques na Guerra do Iraque e que serviu em missões humanitárias no Haiti, é o navio de onde jogaram no mar o corpo do terrorista mais procurado do mundo, Osama bin Laden, morto em maio, no Paquistão, por militares americanos.

Ainda que os EUA garantam ter cumprido os rituais islâmicos, o fato causou uma enorme polêmica no mundo muçulmano, cuja religião exige o sepultamento em terra firme. Obama, acompanhado de sua esposa Michelle, chegou vestido com jaqueta de piloto, adornada com seu nome e o título de "comandante-chefe", e disposto a conjugar trabalho e diversão.

Afinal, o basquete é uma de suas grandes paixões, até o ponto de, quando adolescente, sonhar em jogar profissionalmente. Já na Casa Branca, pratica o esporte sempre que pode e chegou a ser treinador ocasional das equipes de suas filhas.

Antes do início da partida sobre uma quadra preparada especialmente para a ocasião na pista de aterrissagem do porta-aviões, Obama declarou seu "orgulho" como comandante-chefe das tropas. Além disso, o presidente aproveitou para promover uma de suas propostas legislativas: a aprovação de uma medida para facilitar que as empresas contratem veteranos.

Porém, a maior ovação da plateia veio quando Obama lembrou como o porta-aviões exerceu um papel fundamental na "crítica missão para fazer com que Osama bin Laden recebesse justiça". Transmitida pelo principal canal esportivo dos EUA, não faltaram famosos entre os espectadores da partida, como a atriz Pamela Anderson, e o ex-jogador do Los Angeles Lakers, Magic Johnson. O jogo, aliás, terminou com a vitória da Carolina do Norte por 67 a 55. Mas, dessa vez, o resultado era o menos importante.

Fonte: R7

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: