Mundo

23/05/2011 às 11h55

Tornado deixou 89 mortos nos EUA

Redação Portal A8

 

Bairros residenciais e centro comercial foram destruídos em Joplin (Foto:BBC Brasil )

O balanço de mortes provocadas pelo grande tornado que atingiu neste domingo (22) a cidade americana de Joplin, no Missouri (Meio-Oeste), subiu para 89, segundo confirmaram autoridades locais em uma conferência de imprensa televisionada nesta segunda-feira (23).

Segundo a rede americana CNN, foi declarado estado de emergência no município e no Estado. Entre 25% e 30% de Joplin sofreu estragos significativos por conta do tornado, disse Mitch Randles, do Joplin Fire Department."É como cortar a cidade ao meio. Prevejo que ainda temos pessoas presas sob escombros".

O prefeito da cidade, Mark Rohr, disse que o tornado passou pela "maior parte residencial" da localidade e atingiu um "grande bairro comercial"."Nós vimos casas afetadas, bem como empresas, escolas e um dos nossos hospitais. Todos foram afetados, mas estamos trabalhando em conjunto no nosso centro de operações de emergência. É, de fato, um dia triste em Joplin".

Além das 89 pessoas mortas, funcionários identificaram cerca de 400 feridos com "lesões relativamente sérias", declarou o governador Jay Nixon à CNN. Ele afirmou que há também 2.000 imóveis com "danos muito significativos".Ele [o tornado] chegou no pior lugar possível na cidade.

Segundo a CNN, a população foi alertada 20 minutos antes da passagem do tornado. Normalmente esse tipo de fenômeno é detectado com antecedência de apenas sete a dez minutos, informou Randles.As autoridades disseram que o esforço imediato será nas operações de busca e resgate de vítimas.

Sequência de tempestades

O tornado que se abateu sobre Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou neste domingo alguns Estados do Meio-Oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.Em Minneapolis, os fortes ventos provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas.

As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.

Fonte:BBC Brasil