Remédio usa soja para conter avanço do câncer de próstata

30/09/2015 20h18
Remédio usa soja para conter avanço do câncer de próstata
A8SE

Uma droga nova, feita a partir de uma substância química encontrada na soja, pode impedir o movimento das células cancerosas da próstata para o resto do corpo, contendo a evolução do câncer na região, segundo um estudo divulgado por pesquisadores do Centro de Câncer da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.

A genisteína, encontrada naturalmente na soja, está sendo usada no laboratório de professor de hematologia e oncologia Raymond Bergan, diretor de terapêutica experimental no Centro de Câncer Lurie, para inibir células de câncer de próstata que estão em processo de metástase (que estão se espalhando para outras partes do corpo).

Um recente estudo, realizado com 38 homens com câncer de próstata, administrou uma vez ao dia uma pílula cuja fórmula tinha genisteína, um mês antes da cirurgia. O tratamento teve efeitos benéficos sobre as células cancerosas da próstata.

Os pesquisadores examinaram as células cancerosas da próstata dos sujeitos após a cirurgia e descobriram que a genisteína aumentou a expressão de genes que inibem a invasão das células cancerosas e reduziu a expressão de genes que aumentam a invasão, explica Bergan.

- O primeiro passo era ver se a droga tinha o efeito desejado sobre as células e na próstata. E a resposta é "sim, ele faz".

O próximo passo é a realização de um outro estudo, para ver se a droga pode fazer as células cancerosas pararem de se mover para fora da próstata e para o resto do corpo. Se confirmado, Bergan disse que essa poderá ser a primeira terapia para qualquer tipo de câncer.

- Se essa droga pode efetivamente parar o câncer de próstata, uma terapia similar pode ter o mesmo efeito sobre as células de outros tipos de câncer.

 

Fonte: R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: