Pessoas botam mais bebida alcoólica em copos baixos do que nos altos

Pessoas tendem a derramar 88% mais álcool nos mais largos do que nos mais finos

30/09/2015 20h13
Pessoas botam mais bebida alcoólica em copos baixos do que nos altos
A8SE

Pode ser uma boa desculpa para o exagero, mas cientistas dizem que algumas ressacas podem acontecer por causa de uma ilusão ótica.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, no reino Unido, pessoas que tomam bebidas alcoólicas tendem a derramar doses mais generosas de álcool quando usam copos baixos e largos do que quando utilizam copos altos e finos. A informação foi revelada nesta quinta-feira (2) pelo jornal inglês Daily Mail.

Charles Spence, que chefiou o estudo, culpou um truque do olho chamado ilusão vertical e horizontal, no qual o cérebro superestima as distâncias verticais e subestima as horizontais.

O psicólogo descobriu que as pessoas derramaram 88% a mais de bebida alcoólica em um copo largo e baixo do que em um alto e fino, mesmo quando os dois contêm o mesmo volume.

A descoberta é útil para aquelas pessoas que gostam de desacelerar à noite com um gim-tônica.

No estudo, até mesmo barmen com anos de experiência derramaram 26% mais álcool em copos mais baixos do que nos mais altos.

Segundo os pesquisadores, a forma do copo que os clientes usam faz diferença na margem de lucro dos estabelecimentos comerciais. Custa mais caro encher um copo baixo do que um alto.

E a ilusão de ótica significa que quem bebe champanhe e deseja ficar sóbrio deve usar taças do tipo flute do que aquelas achatadas.

 

Fonte: R7

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: