Vídeo da Nasa mostra raios extraterrestres pela primeira vez

30/09/2015 20h00
Vídeo da Nasa mostra raios extraterrestres pela primeira vez
A8SE

A Nasa usou fotos tiradas pela sonda Cassini do lado noturno de Saturno e criou o primeiro vídeo a mostrar a geração de poderosos raios extraterrestres. A filmagem foi feita em Saturno, planeta onde as tempestades elétricas podem durar meses.

Fotos da Cassini mostram raios extraterrestres (Fonte:Foto por NASA/JPL-Caltech/SSI/Universidade de Iowa (EUA))

 

A Nasa disse que, depois de esperar anos até que o planeta escurecesse o suficiente para que as câmeras da Cassini pudessem detectar as explosões de luz, os cientistas conseguiram criar o vídeo, que foi completado com uma trilha que usa os chiados das ondas de rádio emitidas pelas explosões de raios. 

Segundo Georg Fischer, um cientista de rádio e plasma associado do Instituto de Pesquisas Espaciais em Graz, na Áustria, o feito é inédito. "Esta é a primeira vez que conseguimos capturar a luz dos raios com dados de rádio. Agora que conseguimos sincronizar os dados visuais com as ondas de rádio temos certeza de que estamos assistindo a poderosas tempestades luminosas", afirma Georg. 

Como os dados de rádio capturados pela Cassini não podem ser percebidos por seres humanos, o áudio do vídeo da Nasa é apenas uma simulação da trilha sonora da tempestade de raios.


Fonte:R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: