Cientistas estão perto de desenvolver pílula anticoncepcional para homem

30/09/2015 19h52
Cientistas estão perto de desenvolver pílula anticoncepcional para homem
A8SE

Um estudo do Centro de Reprodução Biológica do Reino Unido coloca os cientistas a poucos passos de desenvolverem uma pílula de controle de fertilidade para os homens, que funcionaria da mesma forma que a pílula anticoncepcional para mulheres, disponível desde a década de 60.

Segundo o site de notícias médicas Science Daily, pesquisadores descobriram como e onde os hormônios androgênicos, como a testosterona, atuam no testículo masculino para controlar a produção normal de esperma e, assim, a fertilidade do homem. Com base neste achado, seria possível desenvolver facilmente uma pílula que controlasse a fertilidade do esperma do homem. A descoberta também traz esperança para aqueles que sofrem com baixa quantidade de esperma e não conseguem ter filhos.

Por enquanto, a pesquisa foi conduzida em ratos. Mas, segundo os cientistas, um efeito similar provavelmente será encontrado em outros mamíferos, como os humanos. "O estudo fornece uma nova oportunidade de identificar como alguns hormônios masculinos controlam a produção de esperma. Com isso, é possível desenvolver tratamento para infertilidade masculina e talvez até contraceptivos para homens", diz Michelle Welsh, co-autora do estudo.


Fonte: Terra

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: