Mundo

09/10/2009 às 08h17

Barack Obama ganha o Prêmio Nobel da Paz

Redação Portal A8

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2009. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (9) pelo Comitê da Fundação Nobel, em Oslo, na Noruega.

Segundo o comitê, Obama recebeu o prêmio "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos". O presidente americano vai receber dez milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,5 milhões).

O anúncio causou supresa porque até este momento Obama não conseguiu cumprir algumas de suas promessas de campanha, como fechar a prisão da base cubana de Guantánamo, para onde foram enviados de maneira irregular uma série de presos da chamada Guerra ao Terror, iniciada por seu antecessor, George W. Bush.

Obama também enfrenta problemas no Afeganistão, onde a guerra não parece dar trégua. O Pentágono chegou a pedir o envio de mais tropas à região. A insistência do Irã em desenvolver um programa nuclear é também uma pedra no sapato do presidente americano

O comitê recebeu neste ano 205 candidaturas ao prêmio, um número recorde. Entre os candidatos estavam o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a ex-refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Ingrid Betancourt.