Terremoto deixa ao menos 15 mortos na Indonésia

30/09/2015 19h39
Terremoto deixa ao menos 15 mortos na Indonésia
A8SE

Um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu cidades e abalou prédios na principal ilha da Indonésia, Java. De acordo com a imprensa local, pelo menos 15 pessoas morreram. O Centro de Pesquisa Geológica norte-americano (USGS, na sigla em inglês) informou que o epicentro do tremor foi localizado a 193 quilômetros a sul-sudeste de Jacarta, 115 quilômetros distante de Tasikmalaya, a uma profundidade de 49 quilômetros no Oceano Índico. Um alerta de tsunami foi emitido após o terremoto, posteriormente retirado.

Centenas de pessoas deixaram os edifícios em Jacarta por causa do terremoto. "Quinze pessoas foram mortas. A maioria delas estava presa sob suas casas", afirmou um porta-voz da agência de gerenciamento de desastres, segundo a agência France Presse. Funcionários do setor de emergência ainda não puderam ser contatados para confirmar o número de vítimas.

Citando um funcionário do Ministério da Saúde, a CNN informou sobre pelo menos 18 feridos em Jacarta. O tremor destruiu dezenas edifícios na cidade de Tasikmalaya, a oeste de ilha, mas causou apenas danos leves em outras áreas, segundo os relatos disponíveis até o momento. O USGS inicialmente afirmou que o tremor atingiu a magnitude de 7,4 graus na escala Richter, mas depois corrigiu o número para 7,0.

Uma testemunha no 14º andar de um prédio de escritórios no centro de Jacarta afirmou que o local tremeu durante vários minutos. Algumas pessoas fugiram para a rua. Outras relataram que as conexões de internet aparentemente não foram afetadas, mas houve congestionamento em celulares, nos minutos seguintes ao tremor.

O tsunami de 2004 na Ásia foi fruto de um terremoto de magnitude 9,2. Na ocasião, 200 mil pessoas morreram, a maioria na província de Aceh, na Indonésia. Em 2006, um tremor de magnitude 7,7 na costa sul de Java também causou um tsunami.

Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: