Coreia do Norte prende jornalistas dos EUA, diz mídia de Seul

Guardas teriam cruzado a fronteira com a China para prender jornalistas coreano-americanos durante filmagem

30/09/2015 19h06
Coreia do Norte prende jornalistas dos EUA, diz mídia de Seul
A8SE

Guardas de fronteira da Coreia do Norte prenderam duas jornalistas norte-americanas que estavam filmando o país a partir do lado chinês da fronteira, informou a YTN, emissora de tevê da Coreia do Sul. Ainda não há uma confirmação oficial dos Estados Unidos ou da Coreia do Norte.

A emissora atribuiu a um militar sul-coreano a informação de que os guardas cruzaram a fronteira no rio Tumen para dentro do território chinês, a fim de prender as duas jornalistas na terça-feira, depois que elas ignoraram os alertas para parar as filmagens. As norte-americanas de origem coreana eram empregadas de uma empresa de notícias online da Califórnia, disse a YTN, sem dar mais detalhes.

O jornal Munhwa Ilbo, por sua vez, noticiou a prisão de uma jornalista dos EUA com o sobrenome Ming, mas disse que o incidente ocorreu no rio Yalu, que também marca a fronteira. De acordo com o jornal, autoridades dos EUA e da Coreia do Norte estavam negociando a libertação da jornalista.

A detenção dos jornalistas ocorre em um momento de tensões elevadas entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte. Segundo a BBC, o governo norte-coreano provocou irritação nos Estados Unidos ao planejar o lançamento de um míssil em abril como parte de seu programa de comunicações por satélite. Os Estados Unidos acreditam que o lançamento tem o objetivo de testar um foguete que poderia potencialmente ser carregado com armamentos para atingir o território americano.

Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: