Mundo

16/03/2009 às 10h15

Taleban paquistanês volta a atacar os caminhões da Otan

Redação Portal A8

Combatentes do Taleban incendiaram neste domingo (15) 20 caminhões que levavam suprimentos destinados às forças da Otan (aliança militar ocidental) no Afeganistão. O ataque ocorreu em Peshawar, principal cidade paquistanesa na região da fronteira afegã.
"Eles vieram no escuro e atiraram bombas de gasolina, que atingiram 20 contêineres e caminhões. Em seguida, abriram fogo enquanto fugiam", declarou o policial Ejaz Abid. Dois guardas ficaram feridos. Os caminhões incendiados foram estacionados em um depósito na periferia de Peshawar.

O ataque integra uma série que vem ocorrendo na região desde dezembro de 2008, quando dois terminais de carga onde estavam estacionados dezenas de jipes blindados e caminhões de transporte de mantimentos foram atingidos.

O Paquistão é a rota de 70% dos suprimentos ocidentais para o Afeganistão. O material chega no porto de Karachi e é levado por terra até a passagem de Khyber, desfiladeiro na região tribal paquistanesa, base da Al Qaeda e do Taleban.

O grupo fundamentalista, formado durante a guerra contra a ocupação soviética do Afeganistão (1979-1989) foi derrubado do poder em Cabul na invasão americana de 2001 e atua nos dois países.

Em fevereiro deste ano, os combatentes explodiram uma ponte em Khyber. A rota ficou fechada por dois dias.

Os EUA negociam com a Rússia e com ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central o estabelecimento de novas rotas para o Afeganistão, mas esses países têm imposto restrições ao transporte de armas. No mês passado, o Quirguistão cancelou autorização para o uso, pelos EUA, de uma base aérea crucial para a campanha militar americana.

Fonte: Reuters