Atirador abre fogo em escola na Alemanha e mata ao menos 13

Ex-aluno de 17 anos vestia uniforme paramilitar e é morto pela polícia; maioria das vítimas são estudantes

30/09/2015 19h05
Atirador abre fogo em escola na Alemanha e mata ao menos 13
A8SE

 

Peritos e policiais analisam cena do crime (AP)

Pelo menos 13 pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas nesta quarta-feira, 11, ao serem baleadas em uma escola da cidade de Winnenden, no sudoeste da Alemanha, por um atirador morto pela polícia durante a fugaa. Segundo as primeiras informações, o autor do crime, um ex-aluno de 17 anos e que vestia um uniforme paramilitar negro, atirou de maneira indiscriminada na escola de ensino médio Albert Zeller. Segundo a agência Reuters, a polícia afirmou que nove estudantes e três professores foram mortos, além de um adulto nos arredores de uma clínica durante a fuga.

O atirador seria um ex-aluno da escola de 17 anos. "Ele entrou no colégio com um arma e deu início ao banho de sangue", disse o chefe da polícia regional, Erwin Hetger. "Nunca havia visto nada parecido em minha vida". Após o crime, o ex-estudante, graduado no ano passado, fugiu em direção ao centro da cidade, de 28 mil habitantes. Testemunhas disseram que os estudantes que se encontravam no colégio começaram a pular as janelas do prédio, enquanto pais se aproximavam para ver o que estava ocorrendo. A escola, que recebe cerca de 1 mil estudantes diariamente, foi esvaziada.

Este pode ser o pior incidente do tipo desde 2002, quando o jovem de 19 anos, Robert Steinhaeuser, atirou e matou 12 professores, uma secretária e dois estudantes e um policial antes de suicidar-se, no colégio Gutenberng, em Erfurt. Steinhaeuser, que havia sido expulso do colégio após forjar uma nota, tinha porte de arma e participava de um clube de tiro. Após o ataque, a Alemanha aumentou a idade mínima para a posse de armas, de 18 para 21 anos.

Winnenden, uma histórica cidade mercantil cujas origens remontam ao século 12, é a sede da firma alemã Kaercher, uma renomada fabricante de aspiradores de pó e lavadoras de alta pressão. Diversos tiroteios em escolas têm chocado a Alemanha nos últimos anos. Em 2006, um homem mascarado carregando explosivos nas roupas e portando rifles abriu fogo em uma escola na cidade de Emsdetten, no oeste do país, ferindo pelo menos 11 pessoas antes de cometer suicídio.

 

Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: