Mundo

04/03/2009 às 10h06

Prédio desaba e deixa três pessoas desaparecidas na Alemanha

Local funcionava como sede do arquivo municipal de Colônia; causas do acidente ainda são desconhecidas

Redação Portal A8

Prédio-sede do arquivo municipal de Colônia (AP)
O prédio-sede do arquivo municipal de Colônia, no oeste da alemanha, desabou nesta terça-feira, 3. De acordo com os bombeiros, três pessoas estão desaparecidas e podem estar sob os escombros. As operações de resgate estão em curso. Ao menos 180 bombeiros trabalhavam no local. Os destroços se espalharam por cerca de 50 metros.

Testemunhas disseram que o desabamento se assemelhou a uma colisão. "De repente, houve um estrondo, como se um trem estivesse passando", disse Alfred Hoovestaedt, uma testemunha que trabalha nas proximidades, à emissora N-TV. "Então, o barulho se tornou mais e mais alto e houve vibração. Então, em segundos, toda a área estava coberta por pó".

A queda aconteceu por volta das 14h (horário local) e também destruiu parte de dois edifícios próximos. Se as três pessoas procuradas se estiverem entre os escombros dos prédios, a possibilidade de que saiam com vida é baixa, afirmaram policiais envolvidos nas buscas.

De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Daniel Leupold, funcionários e visitantes do local conseguiram deixar o prédio do arquivo pouco antes do desmoronamento. Uma nova linha de metrô está sendo construída abaixo da rua onde o prédio ficava, mas a causa do desmoronamento ainda não está clara, disse Leupold. "No momento, eu não sei de nenhuma atividade que possa ter causado isso", disse Gudrun Meyer, porta-voz da companhia de metrô.

O teto da estação de metrô em construção ruiu, mas funcionários da empresa disseram não acreditar que alguém esteja preso no local. Florian Hacke, que mora a dois prédios do edifício atingido, disse que saiu correndo de sua casa depois de ouvir rangidos e rachaduras aparecerem em seu teto. Não estava claro quantas pessoas estavam dentro do prédio no momento do acidente.

Fonte: Estadão