Esportes

13/11/2017 às 10h50

FSF reúne dirigentes e define como será o Campeonato Sergipano 2018

Redação Portal A8

Na última sexta-feira (10), a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e os clubes que vão disputar  a série A-1 se reuniram na Câmara de Vereadores de Aracaju para discutir e definir o formato para o Campeonato Sergipano em 2018.

Este ano, a competição será realizada em 16 datas por causa da Copa do Mundo. Por essa razão, a disputa acontece entre os dias 13 de janeiro e vai até o dia 7 de abril. Os times que estão na série A-1 são Confiança, Itabaiana, Sergipe, Frei Paulistano, Amadense, Boca Jr, Dorense, Lagarto, Socorrense e Olímpico.

Por decisão unanime, a primeira fase do campeonato será composta apenas de nove jogos, ou seja, apenas partidas de ida. Nesta mesma fase serão definidos os dois rebaixados e os times que passarão para a segunda fase. O time que ficar com a primeira colocação nesta fase garante vaga na série C do Campeonato Brasileiro 2019. Caso seja o Confiança, a vaga vai para o segundo colocado.

O hexagonal também será disputado apenas com jogos de ida e os três melhores da primeira fase terão a vantagem de disputar três jogos com mando de campo. Além disso, o prazo das contratações encerra no dia anterior ao início do hexagonal. As duas melhores equipes do hexagonal classificarão para a final, que decide o campeão sergipano 2018. Na final, os cartões serão zerados e o clube que somar mais pontos durante as duas primeiras fases joga por dois resultados iguais na final, além do mando de campo no segundo jogo.

O campeão conquista vaga para disputar em 2019 a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a série D do Campeonato Brasileiro. Caso seja o Confiança, a vaga da série D vai para o segundo colocado. Já o vice-campeão garante vaga apenas na Copa do Brasil 2019. A segunda vaga para a Copa do Nordeste em 2019 será definida através do ranking da CBF. Além disso, as partidas preliminares com jogos das categorias de base voltarão a ocorrer durante o campeonato.