Esportes

06/05/2010 às 08h55

Copa Brasil de Tênis de Mesa começa nesta quinta-feira

Redação Portal A8

Aracaju volta a sediar mais uma competição de caráter nacional. Mais de 170 mesatenistas, representando 45 clubes brasileiros estarão participando da Copa Brasil Centro Norte Nordeste I de Tênis de Mesa, que começa na manhã desta quinta-feira 6 e se prolonga até domingo 9, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira.

A competição que conta com o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), reúne os melhores mesatenistas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Atletas do sul do Brasil também marcarão presença em Aracaju.

Segundo Edir Oliveira, coordenador da competição, aqui estarão os melhores atletas dessas regiões, disputando as melhores colocações, nesse que é o segundo campeonato mais importante do Tênis de Mesa brasileiro.

Aracaju contará com alguns representantes de destaque no torneio. Murilo de Souza e Péricles Gonçalves, Dora Viana, do Arquidiocesano Aracaju, são só alguns dos nomes que representarão Sergipe na competição. Murilo, Péricles e Dora disputam as categorias de maior nível no masculino e no feminino.

Os atletas locais terão pela frente o desafio de passar por nomes consagrados da modalidade no Nordeste, das cidades de Salvador, Fortaleza, Belém, Rio Branco, Caruaru, Camaçari, Cuiabá, João Pessoa, Maceió, Recife, Manaus, Jaboatão, Dom Eliseu, Goiânia, Natal, Boa Vista, Macapá, Campo Grande e Brasília, além das cidades do sul de São Paulo, Santos, Guarulhos e Rio de Janeiro, também têm seus representantes nos níveis mais altos da competição.

De quinta até domingo acontecerão os torneios do Rating e do Ranking. No primeiro, as disputas vão do ‘A` ao ‘O` masculino e nos Ratings ‘A` e ‘J` feminino. No segundo, jogarão as categorias Absoluto A, masculino e feminino, Absoluto C masculino, Juventude masculino e feminino, Juvenil masculino e feminino, Infantil masculino e feminino, Mirim masculino, Sênior masculino, Veterano 40 masculino e, por fim, Veterano 50 masculino.

O esporte paraolímpico também faz parte da competição. No sábado acontecem as disputas das classes 4 Combinada, 5 Combinada e 10 Combinada. Atletas paraolímpicos do Ceará, do Paraná, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e de São Paulo representarão os seus estados.