Confiança comemora 74 anos de tradições e glórias

Este ano, o Confiança briga pelo tricampeonato sergipano. Será uma conquista inédita na sua história

30/09/2015 20h01
Confiança comemora 74 anos de tradições e glórias
A8SE

Neste sábado, 1º de maio, a Associação Desportiva Confiança (ADC) comemora 74 anos de existência. Fundado em de 1936, o Dragão nasceu após uma competição de voleibol, no bairro Industrial. Na época, os idealizadores Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, Epaminondas Vital e Isnard Cantalice lançaram o desafio de fundar os clubes basquete e voleibol.

"Somados e unidos pelo mesmo sonho, os jovens idealistas deram o pontapé inicial para uma história de vitórias e realizações do "Gigante Operário". Somente em 1949, o Confiança cria seu time de Futebol, realizando diversos amistosos", explicou o presidente proletário, Milton Dantas.

Segundo o vice-presidente administrativo do clube, Luiz Roberto Dantas, em 1950 o time disputou o primeiro estadual da história. "Mas devido à antiga Lei do Estágio, acabou perdendo os pontos conquistados e, por isso, saiu do campeonato para realizar amistosos preparatórios. Em 1951, com todos jogadores regularizados, conquistou o estadual com certa facilidade, massacrando o Passagem de Neópolis por 7x1 na final", ressaltou Dantas.

ESTÁDIO E GRANDES TIMES

Em 1º de maio de 1955, o Confiança através do seu padrinho, Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, realizou o sonho de todo time de futebol: construir o seu próprio estádio. No primeiro clássico na praça de esportes, os proletários arrasaram o Sergipe ao vencer por 6x1.

Na década de 60, o Confiança montou seu primeiro grande time, que para muitos foi o maior de todos os tempos. Formado por grandes craques que chegaram a brilhar no futebol nacional e no exterior, conquistou o bicampeonato em 1962/63; sagrou-se vice-campeão da Zona Nordeste da Taça Brasil em 1964; campeão estadual e da Taça São Francisco em 1965 e campeão invicto em 1968. Vale destacar as brilhantes campanhas nas Taças Brasil de 63 e 64 e também as vitórias sobre os principais times do nordeste e até Bangu, na época campeão carioca.

Na década de 70, o Dragão teve outra grande equipe de futebol em sua história. Este time sagrou-se novamente bicampeão estadual 1976/77. Em 77, o time realizou a melhor campanha de um time sergipano em nacionais, chegando a decidir a liderança do grupo contra o Flamengo em pleno Maracanã. Desta agremiação, vários destaques acabaram jogando nos principais clubes do futebol nacional.

Na década de 80, com mudanças no Campeonato Brasileiro, diversos times acabaram sofrendo com a falta de visibilidade. E com o Confiança não foi diferente. Ainda disputou um Campeonato Brasileiro, mas sem o mesmo brilho. No restante da década, quando disputou algum torneio nacional foi a Segunda Divisão, com campanhas medianas.

Este ano, o Confiança briga pelo tricampeonato sergipano. Será uma conquista inédita na sua história.

ALVORADA FESTIVA

A diretoria do Confiança não se fez de rogada e vai comemorar o aniversário do clube. "No sábado, às 7h30, os atletas farão um treino recreativo. Às 9 horas, haverá uma Missa de Ação de Graças. Em seguida, terá um amistoso entre a Comissão Técnica do Confiança e o time da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS). Após o jogo, todos estão convidados para participar de um coquetel. As comemorações acontecem no próprio estádio Sabino Ribeiro", explicou o vice-presidente administrativo do Dragão, Luiz Roberto Dantas.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: