Secretário e prefeitos se reúnem para definir Segundo Tempo

30/09/2015 20h00
Secretário e prefeitos se reúnem para definir Segundo Tempo
A8SE

O encontro promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), na manhã desta quarta-feira 14, reuniu o secretário Mauricio Pimentel, os prefeitos e secretários municipais de esporte e dirigentes esportivos dos 39 municípios, beneficiados pelo Programa Segundo Tempo durante este ano. A reunião, realizada no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória teve caráter preparatório, para o lançamento oficial do programa, que acontece no próximo dia 6 de maio, no Iate Clube de Aracaju.

O Programa Segundo Tempo é uma iniciativa do Governo Federal, junto ao Governo do Estado e beneficiará 10 mil crianças em todo o estado, no contra-turno escolar. oferecerá ainda, a crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos de idade a prática de diversas modalidades como basquete, futebol de campo, futebol de salão, handebol, voleibol, atletismo, capoeira, judô, xadrez e dança.

Segundo o secretário Maurício Pimentel, todo o suporte para o trabalho, passando pelo reforço alimentar e educacional, o material esportivo, até o uniforme utilizado nas aulas, será disponibilizado pelos governos Federal e Estadual. "No tempo em que estou à frente da SEEL, pude perceber e comprovar a importância do esporte na vida das pessoas. O esporte é capaz de salvar vidas, por isso dou tudo de mim, para que o melhor seja feito nessa causa", afirmou.

Na oportunidade, Maurício Pimentel destacou a situação difícil que a sociedade tem enfrentado, desde o advento e o aumento do consumo do crack. "A nossa sociedade está diariamente em contato com esse desafio. Não há como aceitar e conviver com isso. É por isso, que precisamos fazer a nossa parte para mudar a sociedade", disse, ressaltando o objetivo do programa, ao preencher as horas vagas dos estudantes, afastando-os de áreas de vulnerabilidade e de situações de risco.

À frente do Segundo Tempo em Sergipe, o professor de Educação Física e diretor do programa, Aquiles Silveira, afirmou acreditar que a iniciativa tem poder para mudar o cotidiano da juventude. ‘Há uma carência nos municípios, que precisa ser suprida. As crianças precisam ter uma nova referência de vida nas suas cidades, deixando de lado essa ideia de que ‘descolado` é aquela pessoa que usa drogas. O esporte tem poder para isso e dá a direção para uma vida melhor", garantiu, explicando que o programa também entra com na área da conscientização e educação em questões a respeito de higiene pessoal, sexualidade, relacionamento familiar e lazer como uma necessidade da vida humana.

Empolgado com a participação do município que dirige no projeto, o prefeito de Macambira, Ricardo Souza, destacou que a iniciativa surgiu em uma excelente hora. "Além do trabalho de inclusão e integração social, o programa envolve as famílias e movimenta a vida econômica das cidades", disse, referindo-se ao envolvimento de 200 profissionais - 50 professores contratados, mediante concurso público e 150 estagiários universitários. Ainda segundo o secretário Pimentel, a meta é que os 75 municípios sergipanos sejam beneficiados pela iniciativa, até o final de 2011.

O lançamento oficial do programa, marcado para as 14h00 do dia 6 de maio no Iate Clube de Aracaju, contará com a presença dos prefeitos dos 39 municípios participantes, estudantes beneficiados, professores e estagiários, além da presença do Secretário Maurício Pimentel, do Governador Marcelo Déda e do Ministro do Esporte, Orlando Silva.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: