Golfe e rúgbi tornam-se olímpicos e estarão no Rio 2016

O Comitê Olímpico Internacional aprovou a inclusão dos dois esportes nos Jogos do Rio de Janeiro

30/09/2015 19h43
Golfe e rúgbi tornam-se olímpicos e estarão no Rio 2016
A8SE

Golfe e rúgbi sevens agora são esportes olímpicos. O COI (Comitê Olímpico Internacional) votou nesta sexta-feira (9) em Copenhague, na Dinamarca, a inclusão dos dois esportes nos Jogos do Rio de Janeiro de 2016 (e também de 2020, ainda sem sede) e ambas as modalidades foram aprovadas. O golfe passou com 67 membros a favor e 27 contra, enquanto o rúgbi teve uma votação ainda mais tranquila, com 81 a 8.

O Brasil historicamente nunca se destacou em nenhum destes esportes, mas recentemente vem tendo resultados animadores. O país terá sete anos para se preparar para os Jogos e, por sediar a Olimpíada, terá representantes garantidos em todas as competições.

A seleção brasileira feminina de rúgbi sevens ficou pela primeira vez entre as dez melhores do mundo na Copa do Mundo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste ano. No golfe, o Brasil vem revelando bons jogadores, com destaque para Ângela Park, profissional nos Estados Unidos e apontada como uma das mais talentosas golfistas da nova geração.

O rúgbi volta a ser uma modalidade olímpica, já que entre 1900 a 1924 a prática esteve presente nos Jogos. O esporte estava "na fila" para virar olímpico há algum tempo, mas a sua inclusão em Pequim-2008 e Londres-2012 havia sido recusada.

O golfe também já havia sido um esporte olímpico, há mais de um século. Os Jogos de 1900, em Paris (França), e de 1904, em St. Louis (EUA), tiveram golfistas disputando medalhas. Em 1908, uma desavença entre norte-americanos e britânicos cancelou a modalidade e desde então o golfe ficou fora das olimpíadas.

Em 2005, o golfe tentou entrar nos Jogos de Londres-2012, mas a o COI decidiu não incluir nenhuma nova modalidade na Olimpíada. No Rio, o rúgbi será disputado no Estádio de São Januário. Já as competições de golfe serão no Gávea Golfe Clube ou no Itanhangá Golfe Clube.

Fonte: R7

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: