Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016

30/09/2015 19h42
Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016
A8SE

O Rio de Janeiro é o Brasil nos jogos Olímpicos de 2016. Pela primeira vez um país da America do Sul vai organizar a competição. Os aracajuanos torceram bastante para que a cidade maravilhosa vencesse a disputa.

O Rio de Janeiro ganhou de Madrid, Tóquio e Chicago na eleição promovida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O resultado foi divulgado no inicio da tarde de hoje, em Copenhague, na Dinamarca.

A eleição da sede olímpica foi o final de um processo que durou anos de investimento em favor do Brasil pelos cinco continentes. E que, nos últimos dois, teve o presidente Lula totalmente engajado, aproveitando reuniões de cúpulas internacionais para falar da candidatura carioca.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e um dirigente com mais de 30 anos de experiência em política esportiva, correu atrás de votos de cada um dos eleitores, em seus países, e em muitos deles ainda levou atleta brasileiros que tinham a ver com locais relacionados a suas modalidades, como Adriana Behar, do vôlei de praia, que foi a Bali, e Isabel Swan, velejadora que foi à Nova Zelândia. Além, claro, de Pelé, que se encarregou da América Central e da África.

Nuzman também teve outro ponto muito forte a favor de seu trabalho: fez parte da comissão de avaliação das candidatas à Olimpíada-2008, correndo todas as cidades e observando pontos fracos e fortes, além dos pontos que pareciam favoráveis a seus colegas membros do COI (afinal foi Pequim a eleita).

Assim, desta vez o Rio de Janeiro saiu da "rabeira" na primeira avaliação do COI, quando teve apontados problemas de segurança, transporte e acomodações para chegar à reta final com soluções propostas e favorita na corrida olímpica.

Com informações do R7

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: