Esportes

03/09/2009 às 13h17

Sergipe vai atrás do bicampeonato brasileiro em Goiânia

Sergipe é campeão brasileiro dessa modalidade esportiva e vai em busca do bicampeonato, em Goiânia-GO. Sergipe será representado por uma delegação de 50 capoeiristas, contando com total apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

Redação Portal A8

A seleção sergipana de Capoeira embarca nesta quinta-feira 3, para Goiânia onde participa entre os dias 4 e 6 de setembro do 12° Campeonato Brasileiro de Capoeira.
Sergipe é campeão brasileiro dessa modalidade esportiva e vai em busca do bicampeonato, em Goiânia-GO. Sergipe será representado por uma delegação de 50 capoeiristas, contando com total apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).
Segundo Genivaldo Gomes, presidente da Federação Sergipana de Capoeira (FSC), o principal objetivo os atletas de Sergipe na competição é a conquista do bicampeonato. "Em 2008, Sergipe obteve excelentes classificações, encerrando a competição com a conquista da vitória. O fato se deu pelo empenho dos que estavam começando no esporte e pela presença e participação de atletas já conhecidos pelo seu trabalho. Um deles é Lázaro Bispo, mais conhecido como Mestre Lázaro", revelou o presidente.
No último campeonato nacional, Sergipe alcançou o 1° lugar nas categorias master masculino peso médio e máster peso pesado.
Desta vez, a delegação sergipana tem se preparado ainda mais. Os treinos acontecem no Colégio Olavo Bilac, no bairro Santos Dumont e, segundo Genivaldo Gomes, os treinos oferecem a oportunidade de integração dos atletas, além do apoio que os mais antigos no esporte têm dado aos iniciantes.
Entre os integrantes da delegação sergipana estão os atletas de 12 anos de idade, que pela primeira vez terão a oportunidade de participar de uma competição nacional. Isso só será possível porque, nas 11 edições anteriores, o regulamento do campeonato só liberava a participação de atletas maiores de 14 anos.
Este ano, porém, quem estiver acima dos 12 anos pode participar. Aproveitando a oportunidade, Sergipe levará na delegação os pequenos atletas que já nutrem o desejo de vitória.
O Campeonato Brasileiro será dividido em seis categorias, selecionadas por faixa etária (juvenil, adulto, cadete, aspirante, sênior e máster) e Sergipe terá representantes em todas elas. Quanto às expectativas para a competição, o presidente da FSC afirma estar confiante. "Temos treinado só para isso e as competições anteriores mostram que há possibilidades de trazer o bicampeonato para Sergipe", afirma Genivaldo Gomes, com o orgulho de presidir a única federação do Nordeste que tem atuação em competições nacionais.