Cantor David Bowie morre aos 69 anos

Por R7 11/01/2016 08h23
Cantor David Bowie morre aos 69 anos

O cantor e compositor David Bowie morreu na noite do último domingo (10), aos 69 anos, após 18 meses de batalha contra o câncer.

A informação foi confirmada primeiro pelo filho do influente artista e depois por um comunicado oficial nos canais de mídias sociais do criador de clássicos como Heroes,Ziggy Stardust e Space Oddity.

"David Bowie morreu pacificamente hoje (ontem) cercado pela sua família após uma corajosa luta de 18 meses contra o câncer", comunicou a assessoria de imprensa através de um pronunciamento oficial. "Enquanto muitos vão compartilhar nessa perda, pedimos que a privacidade da família seja respeitada durante esse período de luto."

O cantor conhecido como "O Camaleão" lançou Blackstar, seu 25º álbum de estúdio, ainda na semana passada e havia acabado de completar 69 anos, mas já não se apresentava ao vivo desde 2006.

Bowie começou sua carreira em 1967 com o álbum que leva seu nome. Chamou alguma atenção, mas não representava tudo o que o cantor tinha para mostrar. Seu segundo disco, Space Oddity (1969), dá muito mais a dimensão de suas ambições artísticas e a canção-título é um clássico do rock. A partir daí, Bowie lançou discos e canções fundamentais para o gênero como The Man Who Sold the World (1970), Hunky Dory (1971), The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars (1972), entre outros. Todos estes álbuns trazem músicas como All the Madmen, The Man Who Sold the World, Changes, Life on Mars, Starman, Ziggy Stardust etc.

Sempre atento a outros tipos de arte, o cantor também se aventurou pelo cinema em filmes como O Homem que Caiu na Terra (1976), Fome de Viver (1983), Furyo: Em Nome da Honra (1983), Labirinto (1986), A Última Tentanção de Cristo (1988), entre outros. 

Nascido em 8 de junho de 1947, em Londres, David Robert Jones criou sua primeira banda aos 15 anos. O nome era The Konrads. Adotou o sobrenome "Bowie" antes mesmo de lançar seu primeiro álbum. Já em seus primeiros trabalhos mostrou que era um artista inquieto, rebelde, sempre buscando o novo. Assim, transitou por diferentes estilos, passando do rock básico para o glam rock, pop, música eletrônica, soul, etc. 

Aliando grandes discos e turnês gigantescas, Bowie se transformou num dos principais nomes do rock nos anos 60 e 70. No final dos anos 80 e início dos 90 não conseguiu manter o mesmo ritmo, mas lançou ainda discos importantes Let's Dance e Never Let Me Down. Em 1989 montou a banda Tin Machine e lançou um disco que não teve uma grande repercussão, mas que foi mais uma mudança interessante na carreira do cantor.

Mesmo sem ter grandes hits, David Bowie continuou sua trajetória lançando álbuns importantes que não se prenderam apenas ao rock ou à música pop. Neste período há destaques como Outside (1995), Hours (1999) e Reality (2003). Foi durante a turnês deste último disco que Bowie teve problemas no coração e foi obrigado a interromper os shows. Afastados das turnês, sua última performance ao vivo foi em 2006, em Nova York, num evento beneficente.

Em seus últimos anos de vida, o cantor viveu recluso, longe da mídia. Seus últimos lançamentos foram The Next Day (2003) e Black Star, que saiu em 8 de janeiro deste ano, data de seu aniverário de 69 anos. Críticos citam este mais recente álbum como mais um ponto alto de sua trajetória.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: