Escritora Joelma Martins lança seu primeiro livro ‘As Marias que conheci’, em Maruim

Por Assessoria de Imprensa 26/12/2018 16h24
Escritora Joelma Martins lança seu primeiro livro ‘As Marias que conheci’, em Maruim
value.image

No próximo sábado (29), a escritora e cordelista maruinense Joelma Martins vai lançar seu primeiro livro intitulado “As Marias que conheci”, às 19h, na sede do Gabinete de Leitura de Maruim, no Centro.

A obra, publicada pela editora J. Andrade, de Aracaju, é um mergulho no cotidiano e no passado das diversas “Marias” que a autora conheceu  e que serão apresentadas de uma forma lúdica.

“É a minha primeira obra literária que traz enfoque na individualidade de cada personagem apresentada. Partindo das Marias da minha infância, da adolescência e da fase adulta, além das Marias que fui encontrando no caminho. A genealogia do nome Maria traz em si uma força muito grande, são mulheres guerreiras, soberanas, serenas. É também Maria, a pura escolhida por Deus a ser mãe de toda a nação, Maria Santíssima”, destaca a escritora.

Poesias, contos e pesquisas históricas e genealógicas norteiam a obra em que a autora presta uma delicada e sincera homenagem à sua ancestralidade enraizada nas famílias Ferreira e Silva.

“O título ‘As Marias que conheci’ é uma homenagem aquela que foi a minha inspiração: Maria Filomena Ferreira da Silva, minha Avó Mena. Uma mulher guerreira, soberana, de inigualável fé, muito obediente a Deus, que me ensinou a amá-lo acima de tudo. Bela contadora de histórias de rainhas e princesas, talvez seja esse o motivo do meu amor à contos de fadas”, revela Joelma Martins.

No livro em versos de cordel, a escritora apresenta fotografias das personagens que foram inspiração e resgata várias gerações em um roteiro criativo e emocional.  Joelma Martins nos conduz, em suas peripécias, a um universo intimista das mulheres atemporais que ela considera verdadeiras fadas, princesas e rainhas. Em cada página, as peculiaridades de cada Maria saltam aos olhos ao evocar paisagens, valores, modos de falar e de viver que, não fosse pela escrita, se perderiam na moagem do tempo.

A autora

Joelma Ferreira Martins Santos, filha de José Martins Santos e Maria Clareunice Ferreira Martins, nasceu em Maruim, (SE) no dia 16 de março de 1970. É Licenciada em Letras Português (UNIT) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFS). Cordelista. Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional. Bibliotecária do Gabinete de Leitura de Maruim. Funcionária pública municipal. É imortal na Acadêmica Maruinense de Letras e Artes, ocupa a cadeira Nº 8, cujo a patrona é Josilda de Mello Dantas.

As obras

Maruim, Cidade das Luzes, Eterna Menina das Letras – (2017)

Templo Majestoso, Orgulho do Ilustre Barão – (2017)

Um só amor, um só coração, uma só Congregação Família dos Discípulos – (2018)

Das Neves às Nuvens – I Antologia das Mulheres do Cordel Sergipano – (2018)

Em Princesas e Rainhas as transformei – (2018)

As Marias que conheci – (2018)

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: