Dia da Mulher na AMO será marcado por doação de máquinas de lavar roupas

06/03/2018 11h25
Dia da Mulher na AMO será marcado por doação de máquinas de lavar roupas

A Associação dos Amigos da Oncologia - AMO antecipará para esta quarta-feira (07) a celebração pelo Dia Internacional da Mulher - comemorado em todo o mundo em 8 de março -, com a doação de máquinas de lavar roupas para mulheres com câncer de mama e com a entrega do troféu "Mulher de Destaque 2018" para lideranças sociais e mulheres que contribuem com o fortalecimento da organização.
O objetivo do evento é relembrar a conquista de direitos políticos e sociais da mulher e oferecer a todas as mulheres envolvidas com a Associação, principalmente as que enfrentam a luta árdua contra o câncer, um momento de confraternização, de boas lembranças e de renovação da esperança. A animação da tarde ficará por conta do cantor e voluntário Luiz Arnaldo, bastante conhecido na noite aracajuana por seu amplo repertório musical.


Doação de máquinas de lavar

Constam atualmente 2.298 pessoas com câncer em cadastro ativo na Associação, sendo 1.615 mulheres, o que corresponde a mais de 70% dos seus assistidos. Do total de mulheres, 818 - ou seja, pouco mais da metade delas - estão com diagnóstico de câncer de mama e lutam contra a doença, enfrentando diferentes tratamentos como a quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e/ou cirurgia.
Em razão do expressivo número de mulheres assistidas com câncer de mama, a Associação disponibiliza projetos e ações específicas para esse público como de elevação da autoestima, terapias de grupo, doação de próteses externas, sutiãs de suporte, perucas e reabilitação fisioterápica, especialmente para as mulheres que passaram pela mastectomia, a cirurgia antineoplásica de retirada total de uma ou das duas mamas.
Entre tais ações, a doação anual de máquinas semiautomáticas de lavar roupas - do tipo tanquinho - promove qualidade de vida para mulheres mastectomizadas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que perderam parte da movimentação do braço, limitando assim a realização plena de suas atividades domésticas ou laborais. A ideia é, portanto, permitir a realização da atividade doméstica de rotina, sem grande esforço físico, ganhando tempo de vida, a um preço acessível e com baixo consumo de energia.


Homenagem
Desde o ano 2011, a Associação homenageia lideranças sociais e políticas com a entrega do troféu "Mulher de Destaque 2018" pela relevância do trabalho social e/ou pela luta em defesa da mulher. Em anos anteriores, mulheres como a deputada estadual Goretti Reis, a apresentadora Sacuntala Guimarães e a jornalista Ana Paula Caldas foram algumas das homenageadas.
Neste ano, as homenagens são para as presidentes-voluntárias de associações de pacientes com câncer Idalina Campos, da Legião Feminina de Combate ao Câncer; Maria Ruth Wynne Cardoso, da Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia de Sergipe - Avosos; Neide dos Santos, da AAACASE; Elenilda Novaes, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC; e Aline Souza, das Mulheres de Peito.



O QUÊ: Comemoração pelo Mês da Mulher, Doação de Máquinas de Lavar Roupas e Homenagens a Mulheres de Destaque
QUANDO: Nesta quarta-feira, dia 7 de março, a partir das 15h ONDE: Sede administrativa da AMO, localizada na Rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: