Urnas são sorteadas para auditoria do Tribunal Regional Eleitoral no dia da eleição

Por Com informações do TRE/SE 06/10/2018 12h36
Urnas são sorteadas para auditoria do Tribunal Regional Eleitoral no dia da eleição

O sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas aconteceu por volta das 9h, deste sábado (06), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, com a supervisão da juíza Maria Angélica França e Souza (presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas), na presença do presidente do TRE-SE, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima e do promotor designado pelo Ministério Público Eleitoral, Daniel Carneiro Duarte. Durante essa eleição, além da auditoria em votação paralela, mais três urnas serão auditadas nos locais de votação. 

De acordo com o sorteio, para a auditoria em votação paralela, foram sorteadas uma urna em Aracaju, da seção 0494 na 2ª Zona Eleitoral, outra em Poço Redondo da seção 0125 na 28ª Zona Eleitoral e outra em Tobias Barreto na seção 0067, da 23ª Zona Eleitoral.

De acordo com a regra aprovada, a partir das Eleições 2018, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizarão, por amostragem, duas auditorias no dia da votação. Em ambiente controlado, será feita a análise do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso – procedimento que, no passado, era chamado de “votação paralela". Já nas seções eleitorais, será realizada a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. Ambas as auditorias poderão ser acompanhadas por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

Auditoria 

No dia da eleição, a partir das 8h, os votos constantes nas cédulas (previamente preenchidas) são inseridos no sistema de apoio do Tribunal Superior Eleitoral e nas urnas eletrônicas que foram sorteadas. Ao final da votação, às 17h, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos registrados no sistema, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna.

As outras três urnas sorteadas para auditoria de integridade dos sistemas na própria seção eleitoral, foram de Nossa Senhora Aparecida na seção 0060, da 26ª Zona Eleitoral, de Estância na seção 0041 da 6ª Zona Eleitoral,  e de Neópolis, na seção 0152 da 15ª Zona Eleitoral. Nessas urnas serão verificados o resumo da tabela de correspondência, a numeração do conjunto de lacres, a integridade dos sistemas eleitorais, bem como haverá impressão do relatório código Hash (algorítimo de segurança).

Conforme explica a magistrada responsável pelos trabalhos, "a auditoria em votação paralela é feita por amostragem e será realizada em urnas autênticas, que receberiam votos de eleitores. Vamos preparar novas urnas para substituirem as que foram sorteadas", disse a magistrada responsável.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-SE, José Carvalho Peixoto, falou sobre a importância do processo. "Nosso objetivo é dar a maior transparência possível ao sistema de votação, queremos que os partidos e a sociedade civil acompanhem e fiscalizem: isso gera maior credibilidade", pontuou Peixoto.

No dia 21 de setembro, representantes dos partidos, da OAB e uma representante do Conselho Regional de Medicina de Sergipe preencheram as cédulas que serão utilizadas na auditoria. As cédulas estão depositadas em três urnas de lona, as quais foram devidamente rubricadas, lacradas e serão abertas somente às 8 horas do dia do pleito, quando será iniciada a auditoria das urnas eletrônicas sorteadas.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp