Processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2018 é iniciado

Por TRE/SE 21/09/2018 08h55
Processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2018 é iniciado

Nesta quinta-feira (20), foi iniciado o procedimento de inserção de dados das urnas eletrônicas que é feito com a utilização de mídias magnéticas (flash card e pendrive) preparadas na cerimônia pública de Geração de Mídias. Após a execução de todos os procedimentos de conferência de regularidade de dados, cada urna eletrônica é lacrada e armazenada no Depósito de Urnas a fim de serem posteriormente transportadas para as Zonas Eleitorais.

Na cerimônia de abertura, o juiz Marcos Antônio Garapa de Carvalho oficializou o processo. No Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), ele supervisionou os trabalhos, acompanhado por José Carvalho Peixoto,Secretário de Tecnologia da Informação..

O procedimento é coordenado pelos servidores Mônica Martins Ávila PradoManoel Marcondes Barros da Silva eClaudio Gonçalves de Souza (Seção de Administração de Urnas), Júlio César Santana (Seção de Suporte Operacional),Martha Coutinho de Faria Alves Walter Alves de Oliveira Filho (Seção de Apoio ao Usuário).

Com uma força tarefa que envolve outros servidores do Tribunal e auxiliares contratados, ocorrem assim as atividades de preparação das urnas eletrônicas de votação, de justificativa e de reserva técnica. O objetivo é deixá-las prontas para o 1º turno das eleições que ocorrerá no dia 07 de outubro.

O STI do TRE-SE explicou a importância desse processo: "Após a inserção dos dados nas urnas eletrônicas, é realizada a transferência dos equipamentos ao ambiente de checagem e lacração, embalagem e finalmente o armazenamento. É realizada a auditoria em pelo menos uma urna por zona eleitoral. Ou seja, força-se a votação e, ao fina,l expede-se o boletim de urna (relatório com o resultado da votação realizada). O objetivo da auditoria é mostrar que o sistema eletrônico de votação funciona corretamente".

A lacração das urnas encerrar-se-á em 28 de setembro com os municípios Barra dos Coqueiros e Aracaju (1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais). A preparação foi iniciada com as urnas da 29ª ZE que contempla os municípios de Carira, Pedra Mole e Pinhão.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp