Pensando em ter filhos? Saiba como planejar o cantinho do bebê

30/09/2015 22h41
Pensando em ter filhos? Saiba como planejar o cantinho do bebê

Uma das maiores ansiedades de quem pensa em ter filhos é a hora de pensar no cantinho que o bebê irá se aconchegar. A depender do sexo da criança, existem várias possibilidades para deixar o quarto agradável e confortável. Cores, texturas, decoração, são muitos os detalhes, mas, toda a magia de imaginar o cantinho do futuro bebê pode começar pela escolha do tema.


De acordo com a designer de interiores, Jamilly Santana, a temática do quarto depende do gosto dos pais. Mas, o sexo do bebê também pode influenciar na escolha. Os temas preferidos são ursinhos, príncipes e princesas, zoológico, jardim encantado, time de futebol e bonecas.

value.image
Foto: Portal A8SE

Partindo da temática o quarto irá ganhar forma com cores e acessórios harmônicos. Segundo a designer, o planejamento é elaborado de acordo com o espaço do local e as necessidades que os pais da criança propõem. 


Remanejamento


A escolha do tema também será importante para que no futuro não seja necessária a mudança total do ambiente depois que o bebê crescer. Reformular o quarto para a nova fase que a criança se encontra poderá ser mais fácil se a escolha da mobília e da decoração for neutra desde o início. 

Jamilly Santana diz que é interessante pensar na decoração do quarto do bebê menos infantilizada para ter uma economia no futuro. “Cores e papéis de paredes suaves tandem a permanecer por mais tempo. Uma opção de fazer o remanejamento quando a criança crescer é tirar o berço, colocar uma cama, colocar uma bancada para estudos, colocar uma TV e outros acessórios que combinem mais com a atual idade da criança”, explica.


Planejando


A contadora Jéssica Nunes começou a planejar o quarto do primeiro filho aos cinco meses de gestação. Ela optou por a temática de príncipe e conta que já tinha em mente parte da estrutura. “As cores eu já sabia desde o primeiro momento. Sempre quis o azul com bege. O painel também me apaixonei quando vi”, afirma.

value.image
Foto: Portal A8SE

Segundo a designer Jamilly, no quarto de João Miguel foi usado na mobília berço, guarda-roupa, prateleira e cômoda. “Nós queríamos colocar ainda uma poltrona da mamãe, mas o espaço do quarto era pequeno e não cabia. O tamanho do ambiente também deve ser levado em consideração para não deixar o ambiente com muita informação ou muito apertado.  Na rotina, isso pode incomodar”, destaca.


O elemento principal do quarto é um painel onde o bebê irá ficar na maior parte do tempo: o berço. “A intenção do painel foi destacar aquele ponto no quarto”. A iluminação foi realizada de duas formas. Uma luz central e luzes de lead na cor amarelo que envolve o painel. “A luz central é mais ampla, que ilumina todo o quarto. Já as luzes de lead são para tonar o ambiente mais aconchegante, mais suave, para os momentos em que o bebê estiver dormindo”, ressalta.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp