Revestimento com azulejos se moderniza com novas tendências de decoração

30/09/2015 22h40
Revestimento com azulejos se moderniza com novas tendências de decoração
None
value.image
Foto: Portal A8SE

Ótimo revestimento para áreas úmidas da casa, o azulejo além de formar uma camada de proteção da parede também servem como peça decorativa. Usado em ambientes externos ou internos, a peça de cerâmica, às vezes, pode dar um aspecto “retrô” ao ambiente. Não à toa, já que o azulejo é usado como recobrimento há muitos anos.


Geralmente, os azulejos são pintados com estampas de vários tipos. Algumas chegam a representar momentos históricos da sociedade. Em Aracaju, existem azulejos que foram criados há 40 anos. Uma loja especializada na venda do produto, localizada na zona norte da capital, disponibiliza uma vasta opção de modelos.

value.image
Rafael e Washington Bonfim, pai e filho, tocam o negócio desde a década de 80/ Foto: Portal A8SE

Rafael e Washington Bonfim, pai e filho, tocam o negócio desde a década de 80 e diz que cada peça custa de R$ 5,00 a R$ 7,00 a unidade, no tamanho mais comum que é o 15x15. Os lojistas dizem que os clientes procuram os azulejos para usar em banheiros e cozinhas, mas a peça pode ser usada em outros ambientes como áreas de serviço, varandas, quartos e até mesmo em aplicação de móveis.

 

Tendências


Fugindo da forma tradicional de aplicação, existem algumas técnicas e tendências que podem tornar o ambiente ainda mais interessante. A designer de interiores, Jamylle Santana, diz que, atualmente, formas hexagonais e estampas geométricas estão em alta. Revestimentos de estampa com rendas também podem ser encontrados no mercado, com aplicação indicada para qualquer ambiente.


A técnica de Patcwork, que é a união de azulejos com estampas diferentes, vêm ganhando gosto. O tradicional é que essa tendência seja montada com o antigo ladrilho, formando um painel. Peças já preparadas também podem ser encontradas no mercado. Segundo a designer Jamylle, essa é uma maneira de personalizar o ambiente.

value.image
Foto: Portal A8SE

Para os mais ousados em decoração, o comércio dispõe ainda de azulejos em alto relevo, que quando iluminados criam um jogo de luz e sombra. Revestimentos em 3D também podem ser encontrados. “Essas técnicas podem ser praticamente usadas em todos os ambientes, mas é bom evitar o uso em áreas molhadas por causo do maior acumulo de sujeira já que o mesmo requer um pouco mais de atenção no momento da limpeza”, destaca a designer Jamylle Santana.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp