Cortinas protegem e decoram a casa ao mesmo tempo

30/09/2015 22h38
Cortinas protegem e decoram a casa ao mesmo tempo
A8SE

 

As cortinas estão em vários ambientes da casa, seja para proteger os móveis da luz externa ou para simplesmente decorar o espaço. A proprietária de uma loja especializada em cortinas, Acácia Romero explicou tudo sobre esse item que sempre está presente, seja em casa ou apartamento.

 

Segundo ela a cortina tem três funções principais, a primeira delas é a privacidade, a segunda é a proteção dos móveis e a terceira função é de fazer parte da composição do ambiente. Depois das funções é preciso saber onde e como usar esta peça, há uma grande diversidade de modelos e a escolha deve ser adequada à proposta do ambiente, se clássico, se contemporâneo, se clean.

 

Sabendo qual o estilo a ser usado é hora de escolher o tecido, que também deve ser adequado e pode combinar com o tom da cor da parede, pode ser usado o linho, o voal, as sedas e os tecidos de algodão. Quanto as cores, os tons mais neutros são os mais indicados, como o branco, o off white, o fendi, até os listrados e algumas estampas.

 

O black out é outro tipo de cortina bastante utilizada, para os alérgicos é a melhor opção, pois o material utilizado não absorve a poeira. Este tipo de cortina é mais indicado para os quartos por bloquear 100% a entrada de luz no ambiente.

 

Já no acabamento das cortinas existem aquelas com prega americana, prega macho, prega fêmea e ainda há uma que é franzida. Os chamados acessórios das cortinas vão desde os ilhoses, que são mais práticos no uso da cortina por deslizar facilmente na barra utilizada para pendurar a cortina, até mesmo o uso de trilhos que ficam mais escondidos, como o trilho suíço.

 

Existem ainda as persianas, que podem ter acabamento de tecido ou até mesmo de madeira, este modelo está em alta, mas o custo é maior comparado aos outros tipos.

 

Para quem se interessou na compra de uma cortina mais personalizada, ela pode custar entre 500 e 3.000 reais, o valor vai depender do tipo de tecido e quantos metros serão utilizados para a confecção dessa peça que embeleza e proporciona maior privacidade aos ambientes da casa.

                                      

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp