Saiba escolher o sofá ideal para a sua sala

30/09/2015 22h35
Saiba escolher o sofá ideal para a sua sala

Ao entrarmos em uma  casa, ele é a peça que chama mais atenção. O sofá é o melhor lugar para nos acomodarmos, ter uma boa conversa e receber familiares e amigos. Por esses e outros motivos, o móvel precisa ser bonito e confortável. 


O primeiro passo para escolher o sofá é o tamanho da sala. Há inúmeros tamanhos disponíveis no mercado que se acomoda de acordo com o espaço disponível na casa. Outras combinações que podem ser personalizadas de acordo com o gosto de cada um é o tipo da textura e cor. 

Algumas lojas especializadas em sofás trabalham com confecção sob medida. A maioria das peças se adequa a qualquer tamanho que o cliente desejar. Para acertar no tamanho do sofá, o ideal é medir o espaço da sala a ser ocupado pelo móvel e comprar apenas os que se encaixarem melhor. 


“Não fica legal chegar em uma sala onde o sofá é muito grande e as pessoas fiquem se esbarrando o tempo todo nele”, diz a vendedora de uma loja especializada em sofás, Rosilvânia Souza.

 

Tipos de Sofás


Sofás retráteis são ótimas opções para salas pequenas e para quem busca mais conforto. Os assentos podem ser puxados e transformadas em uma pequena cama. E para quem gosta de se esparramar no sofá, nada de deitar no braço. Já existe a opção dos sofás com assentos reclináveis para colocar a cabeça. 

value.image
Foto: Portal A8SE

Outra alternativa para quem detesta ver o braço do sofá ocupado, é simplesmente comprar a peça sem eles. “Tem gente que não gosta de ver ninguém sentado no braço do sofá, então os sofás sem braços são ótimas opções para quem tem criança em casa ou para receber visitas”, destaca Rosilvânia.


Para dar uma incrementada na decoração da sala, uma boa escolha são os sofás com bancada anexa. O espaço do lado do móvel é ideal para colocar peças de decoração, porta-retratos ou o que o cliente preferir. 


Mas os sofás não se restringem apenas a ficar nas salas. Em varandas ou casas de veraneio também existem os modelos mais indicados. O móvel sem braços e com a base de palha sintética é o mais procurado para ocupar as áreas externas de uma casa. 

 

Cores e texturas


As cores que estão em tendência são as cores mais brandas. Cinza, bege, dourado e prata são as que estão saindo mais no momento. Caso a sala já tenha tons neutros, um sofá com cores fortes ou estampado pode cair bem. 

 

value.image
Foto: Portal A8SE

“Geralmente as pessoas escolhem um sofá com uma cor só e as poltronas estampadas. Mas caso gostem de um sofá estampado, eu sugiro que a sala seja mais discreta, se não fica muita informação e acaba ficando esquisito”, afirma a vendedora.


As texturas do tipo Matrix, Veludo e Suede são indicadas para quem procura mas conforto pois esses revestimentos tem aspectos de pelúcia. Já o linho e o sintético dão um tom sofisticado e são mais fáceis para limpeza.


Os valores dos sofás podem alternar de acordo com o tamanho e a textura. O preço médio varia entre R$ 890,00 até R$ 2.150.
 

value.image
Foto: Portal A8SE

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp