Closet: roupas organizadas e acessíveis

Com o planejamento e a pesquisa você pode tornar o sonho do closet em realidade.

30/09/2015 22h31
Closet: roupas organizadas e acessíveis
A8SE

 

 

Para muitas mulheres, ter um closet é um sonho de consumo e numa sociedade dinâmica e consumista, em que o tempo é valioso, a organização se torna uma forma para economizar tempo e espaço. Foi por causa da organização proporcionada pelo closet, que a advogada Cele Souza convenceu o esposo a fazer esse espaço, visando a manutenção das coisas em seus devidos lugares e facilidade no seu dia a dia.

O projeto da casa de Cele Souza já estava pronto, com as despesas da reforma não estava nos planos delimitar um espaço para o closet, quando ela convenceu o esposo de que esta, seria uma solução para manter organizados os sapatos, roupas e acessórios do casal. Após a decisão a advogada informou ao arquiteto sobre a mudança do projeto e o que seria parte da área de lazer e jardinagem, se transformou num closet de 2 x 4m, ao custo de cerca de cinco mil reais. “Tem muitas roupas que as pessoas não usam por não estarem no campo de visão e acabam sendo esquecidas, o closet facilita a organização, é um lugar onde fica tudo mais acessível”, conta a advogada satisfeita com o seu espaço.

 

Projetando o closet

 

A arquiteta Samira Fagundes explica que os primeiros passos para elaboração é a delimitação do espaço disponível, outro passo importante, agora do arquiteto, é conhecer o perfil do cliente. Informações como profissão, estilo de roupa e as reais necessidades ajudam a definir e planejar o projeto. Deve-se saber ainda o que se quer guardar, quantidade e onde vai ficar cada coisa.

 

“Cada indivíduo tem um jeito particular e pessoal de organizar seus pertences, cabe ao arquiteto, adequar uma solução prática, eficiente e criativa, aproveitando ao máximo cada espaço”, esclarece a arquiteta. 

Segundo Samira Fagundes, as opções de closet vão desde soluções com armário modular ou embutido, ou ainda soluções mais econômicas, com gaveteiros, qualquer uma das opções deve ser bem planejada. A iluminação também deve ser bem pensada, pode ser difusa e a sugestão dela é a existência de spots próximos aos armários. Por fim, o espaço deve ter o objetivo de manutenção simples e facilidade para que as coisas estejam sempre em ordem.

 

É o que acontece com o closet da advogada Cele Souza, ela consegue organizar as roupas dos tons mais claros aos mais escuros, nos nichos ela guarda bolsas, fotografias, pastas com despesas, malas, calçados, acessórios e todos os estilos de roupas, incluindo as de cama e as de banho, segundo ela, tudo está sempre em seus devidos lugares.

No closet da advogada ainda tem um pufe, que serve tanto como apoio, quanto para sentar-se ao calçar os pés e possui um espelho de corpo inteiro, a porta também espelhada ainda embeleza o seu quarto. A sugestão de Cele, para quem quer ter um closet é pesquisar, a solução encontrada por ela, foi o trabalho de um marceneiro, indicado por outras pessoas.

 

Para a arquiteta Samira Fagundes o planejamento pode evitar perdas de espaços desnecessários, e soluções criativas podem ajudar a economizar.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp