No dia do ciclista, adeptos valorizam a prática e cobram respeito no trânsito

01/10/2015 19h05
No dia do ciclista, adeptos valorizam a prática e cobram respeito no trânsito
None

 

Bicicleta também é veículo, mas poucos respeitam o espaço dos ciclistas nas vias de trânsito. Como forma de conscientizar a população e valorizar a prática, é comemorado nesta quarta-feira, 19 de agosto, o dia do ciclista.


Utilizar a bicicleta como meio de transporte tem muitas vantagens. O veículo é fácil de se locomover, é econômico e saudável. Mas as dificuldades também existem. “São poucas ciclovias, existem poucos bicicletórios para guardar as bicicletas, os motoristas não respeitam o espaço mínimo de distância das bicicletas que é de 1,5m, entre outros elementos que deveriam ser instalados ou respeitados para facilitar a locomoção dos ciclistas”, afirma o ciclista e integrante da Ciclo Urbano, Luciano Aranha.

value.image
Foto: Portal A8SE

Muitos aracajuanos utilizam a bicicleta como meio de transporte. Nos últimos 10 anos, o número de ciclistas dobrou. “Apesar do aumento do número de pessoas que usam a bicicleta, a prática deve ser mais explorada. As pessoas sabem dos benefícios da bicicleta, mas as dificuldades encontradas para pedalar afastam um pouco as pessoas de começarem a utilizar esse veículo como meio de transporte”, diz Luciano.


Para homenagear a data e conscientizar a população quanto aos direitos do ciclista, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vem realizando campanhas educativas durante a semana. 


 “A ação é para educar o trânsito e mostrar para a população que a bicicleta pode ser uma solução de mobilidade para Aracaju. É um veículo pequeno, que ocupa pouco espaço e que pode diminuir a problemática de engarrafamento na cidade. É claro que para isso são necessárias melhores condições de tráfego. Mas, nos temos um projeto para ampliar as ciclovias, melhorar as instalações para facilitar a vida dos ciclistas. O ideal é formar um ambiente harmônico onde as pessoas possam respeitar o espaço de cada um”, comenta o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos.

 

value.image
Foto: Portal A8SE
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp