Incêndio no Museu Nacional é controlado e não há vítimas

Por R7 03/09/2018 09h22
Incêndio no Museu Nacional é controlado e não há vítimas

O incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi controlado por volta das 3h30 desta segunda-feira (3) pelo Corpo de Bombeiros, que combate pequenos focos de rescaldo. Não há vítimas e bombeiros feridos no local. 

O Corpo de Bombeiros afirma que a causa do incêndio só será identificada depois de uma perícia. 

O museu, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense, pegou fogo na noite de domingo (2). O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou. 

O prédio histórico de dois séculos foi residência das famílias real portuguesa e imperial brasileira e tem um dos acervos mais importantes do país — são cerca de 20 milhões de peças sobre geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia.

No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas, havia ainda esqueletos de dinossauros e várias peças de arte.

O prédio tem três andares e é ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Pela análise preliminar dos bombeiros, o fogo atingiu a maior parte do edifício – duas áreas em que estão coleções e exposições, além da parte administrativa. Mas um setor teria sido preservado. O teto de algumas das áreas de exposição desabou.

Ainda segundo os bombeiros, apesar da extensão do incêndio, não há aparentemente risco de as labaredas se alastrarem para as áreas verdes ao redor do prédio.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: