Petrobras anuncia reajuste de 8,9% no preço médio do gás de cozinha

04/12/2017 16h57
Petrobras anuncia reajuste de 8,9% no preço médio do gás de cozinha

A partir da próxima terça-feira, 5, o valor do gás liquefeito de petróleo (GLP) envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg, chamado de gás de cozinha, terá aumento de 8,9%, em média. A causa da reajuste foi, principalmente, pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanharam a alta do Brent, que é o óleo de referência no mercado mundial.

O reajuste que será repassado para os consumidores finais depende de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores, por causa da lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. Se for integralmente repassado ao consumidor, a Petrobras estima que o preço pode ser reajustado, em média, em 4,0% ou cerca de R$ 2,53 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do gás de cozinha acumula alta de 17,7% no Brasil. O último reajuste ocorreu em 05 de novembro de 2017. O valor do GLP foi revisado todos os meses, depois da adoção da nova política de preços pela Petrobras desde junho. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: