Receita Federal começa a receber declarações com atraso a partir de amanhã

30/09/2015 21h30
Receita Federal começa a receber declarações com atraso a partir de amanhã
A8SE

Com o feriado do dia 1º de maio, a Receita Federal só volta a receber as declarações em atraso amanhã, dia 2.

O Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que a partir de agora, o contribuinte que enviar as informações vai receber uma notificação com a multa que é de 1% ao mês, sobre o imposto devido. Se não houver imposto a pagar, o valor da multa é de R$ 165,74.

Joaquim Adir disse ainda que mesmo no caso dos contribuintes que têm restituição, o cálculo da multa deverá ser feito sobre o imposto devido,

Joaquim Adir lembrou que mesmo no caso dos contribuintes que têm restituição, o cálculo da multa será feito sobre o imposto devido, por isso o valor poderá ser alto. "Se ele tem uma retenção durante o ano de R$ 40 mil, por exemplo, terá que calcular a multa sobre esse imposto devido e só depois descontar o [imposto] retido na fonte", esclareceu o supervisor.

O programa gerador da declaração deverá ser baixado da página da Receita na internet. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço. A partir desta quinta-feira, a opção de entrega da declaração por disquete só poderá ser feita nas unidades da Receita Federal.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: