Brasil

06/11/2010 às 08h31

ENEM acontece neste fim de semana

O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos

Redação Portal A8

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 acontece neste final de semana. A partir das 13h (horário de Brasília) deste sábado (06), mais de 4,6 milhões de estudantes estarão em sala fazendo provas de ciências da natureza e ciências humanas. Amanhã, é dia de matemática, linguagens e códigos e redação. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que se chegue com uma hora de antecedência aos locais.

No sábado, os candidatos terão até 17h30 para responderem às questões. No domingo (07), eles terão uma hora a mais. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.A estrutura é a mesma do exame do ano passado.

A prova, que adotou novo modelo no ano passado, vai ser utilizada por pelo menos 24 universidades federais como forma única de ingresso em 2011. O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) será usado por 38, seja para preencher todas as vagas, seja para preenchimento parcial. O sistema deve começar a rodar no dia 20 de janeiro.

O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, será usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.

Durante a prova

O Inep liberou as "comidinhas" durante a prova. Mesmo assim, nem pense no chocolate. "Existem métodos mais saudáveis que o chocolate, que é fonte de gordura. O ideal é que você tenha fontes de carboidrato. Bolacha integral sem recheio, barra de cereal, ‘cookie` sem gordura. Fruta seca ou mesmo uma fruta natural", enumera a nutricionista.

Segundo Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do cursinho Etapa, o principal fator de "perda de pontos" no exame é a falta de atenção na leitura dos enunciados, de acordo com pesquisa feita no cursinho. Uma leitura desatenta leva à escolha da alternativa errada, uma vez que, em boa parte das questões, a resposta já está dada na própria pergunta.

O segundo fator de perda de pontos na prova, também ligado ao cansaço, é a distração na hora de fazer cálculos. Erros por falta de conhecimento, no Enem, ocorrem com menor frequência, afirma Carvalho.

 

Fonte: UOL