Brasil

20/10/2010 às 07h57

Prova para cursos gratuitos do Prominp será neste domingo

Prazo para recebimento do cartão de inscrição vai até quarta-feira

Redação Portal A8

Neste domingo, (24), mais de 200 mil candidatos de 13 estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo) deverão fazer as provas do processo seletivo para os cursos de qualificação gratuitos oferecidos pelo Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). Eles concorrem a cerca de 28 mil vagas em cursos de níveis básico, médio, técnico e superior, todos voltados para o setor de petróleo e gás.

Até esta quarta-feira, dia 20 de outubro, os candidatos deverão receber os cartões de confirmação de inscrição, via Correios, no endereço informado na ficha de inscrição, e conferir os dados impressos. Quem não receber o cartão, onde consta, entre outros dados, a categoria escolhida e o horário e local de realização da prova, poderá consultar a confirmação da inscrição no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), instituição responsável pela aplicação das provas. A confirmação deverá ser impressa e as informações conferidas.

Caso alguma informação referente à categoria e/ou localidade esteja incorreta, ou haja algum equívoco relacionado a pessoas que necessitem de condições especiais para a realização das provas, os candidatos deverão entrar em contato com a Cesgranrio, até sexta-feira, dia 22, pelo telefone 0800 701 2028 ou por e-mail ([email protected]). O atendimento é das 9h às 17h, horário de Brasília. Eventuais erros de digitação no restante dos dados poderão ser corrigidos no dia da prova.

Instruções para o dia da prova

As provas terão três horas de duração para todas as categorias, e serão baseadas nos conteúdos programáticos especificados no Edital do Processo Seletivo Público. É preciso chegar ao local das provas com uma hora de antecedência em relação ao horário marcado no cartão de confirmação, levando caneta esferográfica de tinta preta.

Ainda de acordo com o edital, só poderão entrar em sala para fazer a prova os candidatos que apresentarem o cartão de confirmação de inscrição e um documento original válido (Cédula Oficial de Identidade ou carteiras expedidas por órgãos ou Conselhos de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado de Reservista ou Passaporte), necessariamente com fotografia. Caso alguém não possa apresentar um desses documentos originais por motivo de roubo, perda ou furto, deverá entregar um registro de ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, 90 dias antes da realização das provas. Nessa situação, o candidato será submetido à identificação especial, com coleta de dados, assinatura e impressão digital. Isso poderá ocorrer também com quem portar documento de identificação que deixe margem a dúvidas sobre fisionomia ou assinatura do portador.

Será impedido o uso de armas, aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, como agendas, calculadoras, relógios não convencionais, relógios digitais, telefones celulares, pagers, microcomputadores portáteis. Candidatas que precisarem amamentar durante a prova, além de solicitar atendimento especial, deverão levar acompanhante, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

As respostas poderão ser copiadas apenas no verso do cartão de confirmação. Os gabaritos serão divulgados, via internet, no dia seguinte à prova. O candidato terá os dias 26 e 27 de outubro (terça e quarta-feira da próxima semana) para apresentar recurso.

A divulgação do resultado final no Diário Oficial da União e nos sites do Prominp e da Cesgranrio acontece no dia 18 de novembro. As provas dos ciclos anteriores se encontram disponíveis para download no site do Prominp, na área de Qualificação Profissional.

Todas as informações sobre o atual processo seletivo podem ser obtidas no edital, que está disponível para consulta e download nos sites do Prominp  e da Cesgranrio.