Ministro da Saúde diz que greve dos médicos residentes é equivocada

30/09/2015 20h11
Ministro da Saúde diz que greve dos médicos residentes é equivocada
A8SE

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou nesta terça-feira (17) a greve dos médicos residentes, que protestam por aumento no valor da bolsa-auxílio, ampliação de benefícios e melhoria nas condições de formação. Para ele, a paralisação da categoria, iniciada ontem, é equivocada porque o governo está aberto a negociar.

Os residentes querem reajuste de 38,7% na bolsa, que tem valor atual de R$ 1.916,45. Os ministérios da Saúde e Educação oferecem um aumento de 20% a partir de 2011. A ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes) informou que deve decidir nesta quarta-feira (18) se acata ou não a proposta do governo federal. Em alguns estados, os residentes defendem a continuação da greve.

Temporão argumenta que a proposta do governo "é boa" e deve ser analisada pela categoria. Ele disse que compreende as reivindicações dos residentes, mas diz que a greve prejudica o atendimento à população e compromete a formação dos estudantes."Discordo da maneira que eles iniciaram um processo grevista, quando ainda temos muito espaço para conversar e negociar. Acho que a greve é o caminho equivocado".

A associação dos residentes estima que ao menos 18 mil médicos aderiram à greve, o que corresponde a mais de 80% da categoria que atua na rede pública federal de saúde.

Já o CFM (Conselho Federal de Medicina) disse em comunicado que considera justa e ética a greve dos médicos residentes. O órgão recomenda que 30% dos residentes mantenham o atendimento de emergência e nas Unidades de Terapia Intensiva.

Fonte: R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: