Vacina contra a esquistossomose pode ser a primeira 100% brasileira

Os testes em humanos de uma vacina brasileira contra a esquistossomose devem começar neste ano

30/09/2015 20h10
Vacina contra a esquistossomose pode ser a primeira 100% brasileira
A8SE

Os testes em humanos de uma vacina brasileira contra a esquistossomose devem começar neste ano e uma empresa privada nacional se comprometeu a fabricar o produto inédito, se comprovada a segurança do produto. Os testes serão realizados pelo Instituto de Pesquisas Clínicas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Segundo a pesquisadora brasileira Miriam Tendler, chefe do laboratório de Esquistossomose Experimental da fundação e descobridora da proteína-base da vacina, caso o imunizante tenha sucesso, o Brasil entrará para o rol restrito de nações que conseguiram desenvolver por completo uma vacina.

A proteína foi fabricada com padrões de segurança americanos e os cientistas verificaram que é possível reproduzi-la em escala industrial, diz Miriam, que se dedica há mais de 30 anos ao desenvolvimento da vacina, em parceria com outras instituições.

- O Brasil nunca consegue tirar o que cria da instituição de pesquisa e colocar no mercado. Espero que dê certo.

A esquistossomose é uma doença parasitária, conhecida também como barriga-d`água, associada ao contato com água habitada pelos caramujos hospedeiros do parasita. Estima-se que até 7 milhões de pessoas no Brasil estejam infectadas e 200 milhões no mundo. A proteína patenteada pela Fiocruz, órgão do governo federal, foi considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a mais promissora para a criação de um imunizante contra a doença.

Fonte:R7

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: