Brasil

05/08/2010 às 11h29

Número de falências em julho é o menor para o mês em cinco anos, aponta Serasa

Redação Portal A8

O bom desempenho da economia do país tem contribuído para diminuir o número de negócios que decretam falência. Em julho, o número de empresas que tiveram de fechar as portas atingiu o menor nível para o mês em cinco anos, de acordo com índice da Serasa Experian.

No mês passado, a instituição registrou 177 pedidos de falências e 53 decretadas. O número representa uma redução de 20,9% na comparação com julho de 2009.

A maior parte dos requerimentos que atingiram a constatação de falência foi observada nas micro e pequenas empresas, que registraram 50 decretos, ante dois de médias empresas e um de companhias de grande porte.

Os pedidos de falência também registram maioria dos negócios de pequeno e médio porte. Essas empresas fizeram 112 requerimentos em julho, 18,8% maior do que no mês anterior.

De acordo com a Serasa Experian, as empresas de menor porte têm dificuldade de competir com as grandes na busca dos consumidores em um ambiente de juros em alta.

Ainda assim, a instituição considera positivos os indicadores de solvência no país e atribui o aumento de 46% nas recuperações judiciais a dificuldades setoriais, como nas empresas exportadoras e em negócios dependentes de commodities mais suscetíveis a variações.

Fonte:Folha