Brasil

29/04/2010 às 19h35

Lula é eleito o líder mais influente do mundo pela revista americana Time

Redação Portal A8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista norte-americana Time o líder mais influente do mundo, figurando no topo da lista anual da publicação, divulgada nesta quinta-feira (29), que traz os nomes das cem pessoas que mais se destacaram globalmente.

No artigo de abertura da lista, o cineasta Michael Moore - convidado para escrever o perfil do presidente - lembrou a eleição de 2002, na qual Lula foi eleito pela primeira vez, e o "nervosismo" com que o Brasil aguardava a gestão do primeiro operário e sindicalista a assumir o governo.

A revista, que classificou o presidente brasileiro como um "genuíno filho da América Latina", destacou ainda o passado de Lula como sindicalista que, enfatiza a Time, chegou a ser preso por liderar um protesto.

Ao relatar projetos sociais idealizados pela gestão de Lula, como o programa Fome Zero, o cineasta afirma que os americanos têm uma "lição" para aprender com os brasileiros: segundo a publicação, enquanto o Brasil tenta chegar à condição de país de Primeiro Mundo, cada vez mais os Estados Unidos se parecem com um país de Terceiro.

Segundo a Time, Lula busca para o país o que os Estados Unidos chamavam de "O Sonho Americano"- uma das razões pela qual ele é tão popular.

Moore, que não esconde a admiração pelo presidente do Brasil, conclui o artigo destacando outra "lição" que, segundo ele, o resto do mundo deve aprender com Lula: "deixe as pessoas ter bom tratamento de saúde, e eles vão causar muito menos trabalho para vocês".

Fonte: R7