Caixa reduz juros de financiamento estudantil pela metade

30/09/2015 19h52
Caixa reduz juros de financiamento estudantil pela metade
A8SE

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira (18) que irá reduzir os juros dos contratos do Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) pela metade.

Na última sexta-feira (15), o Diário Oficial da União trouxe as novas regras do programa - que incluem a diminuição dos juros de 6,5% para 3,5% ao ano para os alunos devedores e, também, a entrada do Banco do Brasil como novo agente financeiro.

De acordo com o banco, todos os antigos contratos com taxa superior a 3,5% serão reduzidos automaticamente a partir da emissão da prestação, sem que o aluno precise fazer o pedido nas agências - o abatimento nos novos acordos já estava em vigor desde agosto de 2009, quando foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional.
Atualmente, segundo a Caixa, há mais de 480 mil contratos ativos, somando um investimento de R$ 5,5 bilhões e 1.500 instituições de ensino superior cadastradas.

Financiamento

O Fies é o programa do MEC (Ministério da Educação) que permite aos universitários financiar um curso universitário em faculdades particulares. Para conseguir uma bolsa pelo programa, criado em 1999, é necessário que o aluno já esteja matriculado em uma das 1.459 instituições de ensino superior cadastradas no programa. Além disso, é necessário que o curso tenha avaliação positiva nos índices nacionais de desempenho do MEC.

Desde dezembro, uma lei garante que a divida pode ser abatida com trabalho. A medida beneficia professores da rede pública de educação básica e médicos integrantes de programas de saúde da família, que poderão abater mensalmente 1% de seus saldos devedores. A redução dos juros incidirá sobre os contratos já formalizados.

Fonte: R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: