Governo reduz mistura de álcool na gasolina para 20%

A nova mistura, que terá validade de 90 dias, entra em vigor em 1º de fevereiro

30/09/2015 19h51
Governo reduz mistura de álcool na gasolina para 20%
A8SE

O governo anunciou nesta segunda-feira (11) a redução temporária da mistura do álcool anidro na gasolina, de 25% para 20%, para tentar evitar um problema de abastecimento e amenizar a disparada de preços, de acordo com o Ministério das Minas e Energia.

A nova mistura, que terá validade de 90 dias, entra em vigor em 1º de fevereiro, segundo o ministério.
Na semana passada, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, um dos que assinaram a portaria que determina a mudança, disse que o governo provavelmente alteraria a mistura.

A decisão foi tomada depois de os preços subirem no mercado interno, em um momento de entressafra de cana-de-açúcar (período em que há redução na oferta do produto), após o consumo do biocombustível ter crescido fortemente no ano passado, em meio a problemas climáticos no centro-sul brasileiro, que resultaram em uma safra menor do que a esperada.

Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq-USP, o preço do etanol anidro em São Paulo atingiu R$ 1,2591 por litro (a retirar na usina e desconsiderando impostos), na semana passada. Esse é o maior valor (em termos reais, considerando a inflação) desde abril de 2006.

Na comparação com o início da última safra, em abril de 2009, o preço do etanol anidro quase dobrou, segundo o Cepea, que apontou também que os preços baixos do produto na maior parte da safra, incluindo o do etanol hidratado (usado em carros flex), acabaram impulsionando o consumo, reduzindo a disponibilidade na entressafra.
O crescimento da frota de carros no Brasil que rodam com gasolina e/ou álcool é o fator principal que elevou o consumo nacional no ano passado.

A decisão do governo foi tomada apesar de a indústria avaliar que o impacto da medida seria pequeno.

A redução na mistura resultará em uma oferta adicional de etanol hidratado de 100 milhões de litros por mês, segundo União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

Fonte: R7

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: