Brasil

09/10/2009 às 19h38

Festa da Padroeira deve receber mais de 400 mil em Aparecida

A previsão do santuário é que o movimento seja maior na segunda-feira, quando mais de 137 mil fiéis

Redação Portal A8

Mais de 400 mil pessoas são esperadas em Aparecida (180 km de São Paulo) durante este feriado prolongado para a festa da Padroeira, em comemoração ao dia da Nossa Senhora Aparecida. A previsão do santuário é que o movimento seja maior na segunda-feira (12), quando mais de 137 mil fiéis devem visitar a basílica.

Neste ano, a Polícia Militar contará pela primeira vez com 32 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade para acompanhar a movimentação dos fiéis. Também será feita a vigilância dentro do santuário com 48 equipamentos fixos e 8 móveis, durante 24 horas em todo o santuário, por 180 seguranças.

A segurança também será reforçada com o aumento no efetivo de policiais militares, além de alunos oficiais da Academia do Barro Branco. A PM (Polícia Militar) irá contar com 515 homens e cem carros nestes três dias.
As comemorações tiveram início no dia 3 de outubro com a realização de uma novena. Neste sábado (10), o dia será marcado pela realização de novenas e missas, presididas pelos bispos Dom Pedro Luiz Stringhini e Dom Joércio Gonçalves Pereira.

No domingo às 21h, os fiéis participam de uma procissão que sai da basílica e vai até o porto Itaguaçu, onde foi encontrada no rio a imagem da Nossa Senhora Aparecida. Ao término da procissão, haverá uma vigília no altar central do santuário, que começa meia-noite, e dá início às festividades do dia 12 de outubro.

A principal missa está marcada para as 10h de segunda-feira, que será presidida pelo cardeal Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo de São Salvador da Bahia (BA). Às 16h, ocorre uma procissão solene, que irá percorrer o santuário desde a basílica até a Tribuna Sul. Após a procissão, haverá um show com o padre Fábio de Melo.

Fonte: Folha Online