ONGs elogiam abertura de CNPJ de notas na Câmara

30/09/2015 19h04
ONGs elogiam abertura de CNPJ de notas na Câmara
A8SE

O ato de a Câmara dos Deputados voltar atrás da decisão de omitir o CNPJ das notas fiscais das verbas indenizatórias, apresentando os dados à sociedade civil, animou as ONGs de combate à corrupção no Brasil, que trataram o caso como um bom sinal. Depois de terem tentado esconder os dados, eles agiram rápido, sentiram a barra e consertaram o malfeito anterior, avaliou Cláudio Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil.

As entidades comemoraram o resultado prático da medida tomada pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Segundo elas, voltou a existir a possibilidade de organizações civis trabalharem os dados de forma a torná-los palatáveis para o público em geral. É mais material para a imprensa e o terceiro setor fortalecerem o processo de transparência, ressaltou Humberto Dantas, do Movimento Voto Consciente.

Para Abramo e Dantas, é válida a capacidade de releitura da Câmara, que respondeu a reações desfavoráveis contra suas medidas. O que é algo raro, ressalvou Abramo. Quem não volta atrás uma vez na vida, brincou Dantas. Eles começaram a perceber que a sociedade civil não nasceu ontem.

A divulgação do CNPJ nas notas fiscais animou também Lizete Verillo, diretora da rede de ONGs de combate à corrupção Amarribo, que coordena trabalhos em pelo menos 80 cidades em todo o Brasil. Mesmo trabalhando em âmbito municipal, Lizete acredita que o exemplo pode ser seguido pelas Casas legislativas do País. Queremos que seja replicado por todos os municípios fiscalizados pela rede. Vamos pressionar. Algum vereador bem intencionado que pode aproveitar a oportunidade, destacou.

Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: