Apoio de Lula é "obstáculo" à candidatura de Dilma, diz Tarso a "El País"

30/09/2015 19h04
Apoio de Lula é "obstáculo" à candidatura de Dilma, diz Tarso a "El País"
A8SE

O apoio explícito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda que necessário, pode atrapalhar a candidatura de Dilma Roussef à Presidência, diz o ministro da Justiça Tarso Genro em entrevista ao jornal "El País" desta quinta-feira.

Genro disse ao jornal que a ministra chefe da Casa Civil "é uma boa candidata, tem boa capacidade de gestão, mas, sobretudo, tem o maior obstáculo que algum candidato à Presidência pode ter: o apoio de Lula".

O jornal diz que parece uma "incongruência que ter o respaldo do líder mais carismático da América Latina seja contraproducente".

Segundo o jornal, "o ministro explicou que, apesar de até agora (o apoio de Lula) `ter afetado positivamente` (a candidatura), é uma tarefa árdua suceder uma pessoa cuja imagem e influência é muito forte".

Questionado pelo "El País" se Dilma estaria capacitada para a tarefa, "o ministro da Justiça se limitou a repetir que ela `é uma boa candidata`".

O jornal diz que o próprio ministro foi cotado por um bom tempo como possível sucessor de Lula. Mas Tarso, que o jornal chama de "muito diplomático e comedido em seus comentários", explica que "nos últimos 15 meses, verifiquei que o presidente Lula procurava um candidato que não criasse uma polarização dentro do PT" e que ele (Genro), "junto a outros quatro ou cinco companheiros", tiveram "uma oposição muito forte à direção anterior do partido".

Tarso diz ainda que o PT terá que "respeitar os rivais" nas próximas eleições, pois a oposição conta com "um candidato forte, (o governador do Estado de São Paulo) José Serra".

Fonte: BBCBrasil.com

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: