Blog / Dicas e destinos

Dicas e destinos

Shislane Silva « página inicial do blog

Jornalista com especialização em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Tiradentes. Em 2011 fez intercâmbio na Omnicom School of Languages em Toronto (Canadá), tendo a oportunidade ainda de conhecer Quebec, Otawa e Montreal, fez estágios na área de comunicação no Sesc e Secretaria de Estado do Turismo. Foi repórter do Jornal Cinform, comandou por mais de dois anos a Assessoria de Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos ( Emsurb) e atualmente integra o setor de comunicação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão ( Seplog). O maior hobby é viajar e entre suas melhores experiências, estão ter conhecido em 2014 o Peru com as regiões de Lima, Cusco, Machu Picchu, Águas Calientes e Buenos Aires.

26/09/2017 às 14h17

Paraty: Majestosa cidade colonial

Em uma caminhada pelas ruas de pedras irregulares da cidade, passei a imaginar sobre o poder de Paraty e a sua influência na história do Brasil. Devagar e sem pressa. Assim é a melhor forma de compreender sobre a história do lugar, ou seja, uma linda cidade colonial formada no ciclo da cana-de-açúcar e que prosperou no ciclo do ouro.  Com uma área total de 933 km2 e uma localização privilegiada, Paraty está situada no litoral Sul a 236 km da capital do Rio de Janeiro e a 247 km de São Paulo. A região possui um trecho de Mata Atlântica muito rico em fauna e flora, garantindo cenas espetaculares aos olhos de quem visita o local. Além disso, a região é considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos e harmoniosos do país.

Então, encantamento é pouco para definir o sentimento que tive ao conhecer esse novo destino. Além do carisma do povo paratiense, a cidade conta com uma estrutura receptiva bem equipada e uma rica programação cultural durante o ano inteiro. Os melhores eventos são o tradicional carnaval, Festival da Pinga, o Réveillon e o de maior destaque que é a FLIP, "Festa Literária Internacional de Paraty", que acontece anualmente.

Por meio de um passeio de charrete, o visitante tem a oportunidade de mergulhar nos fatos mais importantes da cidade e ter conhecimento sobre as principais personalidades que passaram por ali, como Dom Pedro I e Domitila de Castro (Marquesa de Santos e sua principal amante), por exemplo. Igrejas, as lojas, o cais do porto, as construções com detalhes maçônicos e a Casa da Cultura de Paraty, são alguns dos atrativos do roteiro. Se o turista negociar bem, o passeio com duração de meia hora sai ao custo de R$ 20 por pessoa. Essa aí é aquela famosa ‘Mega Dica’, viu!!

 Maré alta

                                                      Outro detalhe superinteressante é sobre as construções da cidade e o fato dela ficar toda inundada nos períodos entre julho e agosto, pois é considerada a “Veneza Brasileira” por estar localizada quase ao nível do mar. A cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Na mureta que cerca o Centro Histórico há várias passagens para a entrada da água que inunda periodicamente algumas ruas.                        

 

Ilhas e praias

                                                             

Foram tantas recomendações para eu conhecer o passeio de escuna, que não pensei duas vezes em aproveitar. Com saída no cais de Paraty, o passeio preenche o dia todo do turista ao visitar várias ilhas e praias. Para esta programação o investimento é de uma média de 40 a 45 reais por pessoa e o valor dá direito a uma caipirinha de bônus. O serviço de bordo (ao custo do cliente), oferece almoço proporcionando um maior conforto na viagem regada em paisagens deslumbrantes.  

Onde comer

O Restaurante Netto é um tradicional e rústico empreendimento, localizado no Centro Histórico de Paraty. Dica: O bobó de camarão é uma refeição perfeita para almoço ou jantar e serve muito bem duas pessoas (para ser sincera três comeriam bem rsrs).

Onde ficar

    

                                                         
                                                                                                                                      

A Pousada Acquarela está em uma das melhores áreas da cidade, já que fica próxima ao Centro Histórico. Simples e aconchegante. Essas palavras são as melhores definições do lugar, sendo perfeita para o turista que passa o dia fora e só retorna no final do dia para descansar.  Endereço: Rua João do Prado,168, Chacara, Centro de Paraty. Tel: (24) 3371-1298

 

Destino maravilhoso e super-recomendo. Beijos!

Postado por Shislane Silva
Comentários