Meteorologia prevê volume de chuva acima da média histórica neste trimestre em Sergipe

04/04/2020 10h22
Meteorologia prevê volume de chuva acima da média histórica neste trimestre em Sergipe

O boletim climático para o trimestre de abril a junho prevê volume de chuva de normal a acima da média para a região Nordeste do Brasil. O estado de Sergipe está entre os estados da região com 45% de probabilidade de ocorrências de chuvas acima das normais climáticas

De acordo com o meterorolista Overland Amaral, nos próximos oito dias o clima muda com maior intensidade de chuva, com influência dos sistemas atmosféricos da Zona de Convergência Antlântico Sul (ZCAS), o que pode gerar impactos na captações (Deso), além de inundações, aumento de vazões, nas principais bacias hidrograficas reabastecimentos dos reservatorios e na agricultura. "Estamos observando e analisando os resultados para chuvas acumuladas e anomalias excedentes por semana já a partir desta semana até dia 10/04 ", explica o meteorologista.

Ainda de acordo com a meteorologia, o maior volume de chuva deve acontecer entre os dias 10/04 e 17/04, quando os modelos indicam índices de anomalias de chuvas acima da normal histórica de 80mm a 100mm ( excedente acima da normal) em todas regiões de Sergipe. Do dia 17/04 a 24/04 os sistemas de chuvas apresentam tendência semelhante a semana anterior( 10/04 a 17/04). Na quarta semana de 24/04 a 01/05 as chuvas apresentam excedentes de 80.0mm no litoral a 40.0mm do agreste ao sertão.

A figura a seguir apresenta a climatologia de precipitação de acordo com a média histórica do estado de Sergipe para o trimestre Abril, Maio e Junho de 2020, com volume acima dos 500 mm para os próximos três meses.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: